Ainda comemorando o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto), e complementando a lista “Fotógrafos no Cinema”, apresentamos filmes de ficção sobre fotógrafos que atuam em conflitos e guerras, ou acabam sendo surpreendidos e são tragados pelo caos que é instaurado nesses períodos sem lei. A questão mais importante abordada em muitas dessas obras é ética: até onde um fotógrafo deve ou pode interferir? Mas outros temas também surgem com força, como a dificuldade, ou até mesmo impossibilidade, de conviver com a memória do que foi visto, vivido e registrado.
O ANO QUE VIVEMOS EM PERIGO
De Peter Weir
Com Mel Gibson, Sigourney Weaver, Linda Hunt
Principais prêmios
• Oscar 84 – Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Hunt)
Indonésia, 1965. Guy Hamilton é um repórter australiano ambicioso e pouco experiente, que em sua primeira missão internacional chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime de Sukarno. Lá, Guy recebe a ajuda essencial de Billy Kwa, um fotógrafo anão, que faz para ele importantes contatos com as facções em luta e lhe apresenta a bela Jill Bryant, assessora do adido militar da embaixada britânica. Alguns acontecimentos precedem a queda do ditador e dentro deste contexto Guy se envolve com Jill. Linda Hunt vive o fotógrafo Billy.
ANTES DA CHUVA
De Milcho Manchevski
Com Rade Serbedzija, Katrin Cartlidge, Grégoire Colin
Principais prêmios
• Veneza 94 – Leão de Ouro, Melhor Ator, Prêmio da Crítica e outros 2 prêmios
• Mostra de São Paulo 94 – Prêmio do Público
• Independent Spirit Awards 96 – Melhor Filme Estrangeiro
Dividido em três atos que se conectam – Palavras, Rostos e Imagens, Antes da Chuva tem uma estrutura circular. No primeiro ato, conhecemos um monge que se apaixona por uma refugiada; no segundo, uma fotógrafa dividida entre marido e amante; no terceiro, um premiado fotógrafo volta à sua terra natal, dilacerada pela guerra. No centro de tudo, os conflitos nos relacionamentos, as mais variadas formas de violência e o pouco valor da vida.
APOCALIPSE NOW
De Francis Ford Coppola
Com Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Dennis Hopper
Principais prêmios
• Cannes 79 – Palma de Ouro e Prêmio da Crítica
• Oscar 80 – Melhor Fotografia e Som
• BAFTA 80 – Melhor Diretor e Ator Coadjuvante (Robert Duvall)
• Globo de Ouro 80 – Melhor Diretor, Ator Coadjuvante (Robert Duvall) e Trilha Sonora
Em plena Guerra do Vietnam, por volta de 1969, um alto comando do exército americano designa o capitão Willard para matar o coronel Kurtz, que tinha enlouquecido e estaria vivendo no interior da selva do Camboja. Subindo o rio num barco de patrulha, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra. Ao chegar ao seu destino, percebe que os nativos adoram Kurtz como a um deus e terá que decidir se cumpre ou não a sua missão. Dennis Hopper interpreta o agitado fotógrafo que se embrenha na selva para fotografar Kurtz e também acaba por idolatrá-lo.
BASTIDORES DA GUERRA
De Philip Haas
Com Connie Nielsen, Damian Lewis, Mido Hamada
Anna Molyneux é uma jornalista americana enviada ao Iraque para cobrir a ocupação das tropas americanas no local. Ao lado do fotógrafo local Zaid, ela investiga aquela que pode ser sua grande matéria – uma ação irresponsável de alguns soldados, que pode ter resultado na morte de um garoto por afogamento. Enquanto colhe pistas sobre o assunto, acaba se tornando pivô de um intenso triangulo amoroso, que tem, como outros vértices, o fotógrafo e um membro da CIA.
DIAMANTE DE SANGUE
De Edward Zwick
Com Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly
Em meio ao caos e à guerra civil que dominou Serra Leoa na década de 1990, Danny Archer, um ex-mercenário do Zimbábue que contrabandeava diamantes, e Solomon Vandy, um pescador da etnia Mende, se unem para recuperar um raro diamante rosa. Então surge Maddy Bowen, uma jornalista e fotógrafa americana idealista que quer desvendar a verdade por trás dos diamantes de sangue. Os três entram por uma perigosa trilha dentro do território rebelde, junto com outros jornalistas, colegas de Maddy.
OS GRITOS DO SILÊNCIO
De Roland Joffé
Com Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich
Principais prêmios
• Oscar 85 – Melhor Ator Coadjuvante (Haing S. Ngor), Fotografia e Montagem
• BAFTA 85 – Melhor Filme, Ator (Haing S. Ngor), Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som
• Globo de Ouro 85 – Melhor Ator Coadjuvante (Haing S. Ngor)
Sidney Schanberg, repórter do The New York Times, vai cobrir a guerra civil do Camboja, onde atua também como fotógrafo. Lá se torna grande amigo de Dith Pran, intérprete e jornalista. Juntos eles testemunham e registram atrocidades, tragédia, loucura e esperança. Schanberg volta para casa e ganha o prêmio Pulitzer pela cobertura, enquanto seu amigo encara um triste destino no país agora comandado pelo Khmer Vermelho. Alan ‘Al’ Rockoff e John Swain, vividos por John Malkovich e Julian Sands, são alguns dos diversos fotógrafos que cobrem o conflito.
MAIS FORTE QUE BOMBAS
De Joachim Trier
Com Jesse Eisenberg, Gabriel Byrne, Isabelle Huppert
Anos após a morte da mãe em um acidente de carro, Jonah volta para casa para uma retrospectiva do premiado trabalho dela como fotógrafa de guerra e reencontra o pai e o irmão caçula ainda abalados pelo trauma. Com mágoas não superadas, os três buscam uma conexão através das lembranças completamente diferentes que têm da mulher.
REPÓRTERES DE GUERRA
De Steven Silver
Com Ryan Phillippe, Malin Akerman, Taylor Kitsch
Baseado em uma história real, o filme apresenta o drama de quatro fotógrafos que estão trabalhando na África do Sul durante os momentos finais do apartheid. Além de riscos físicos, os jovens passam a acompanhar as mazelas africanas: fome, miséria e descaso. Mas o ponto central é como conviver com essa realidade e com os questionamentos éticos sobre sua atuação.
O RESGATE DE HARRISON
De Élie Chouraqui
Com Andie MacDowell, Elias Koteas, Brendan Gleeson, David Strathairn, Adrien Brody
Um renomado fotógrafo, premiado com o Pullitzer, desaparece enquanto cobre a guerra na Croácia e é dado como morto. Sua esposa, uma jornalista e editora de imagens, certa de que ele está vivo, parte para tentar localizá-lo. Em um cenário desolador, ela conta com a ajuda de outros fotógrafos, amigos de seu marido, em sua busca.
SALVADOR – O MARTÍRIO DE UM POVO
De Oliver Stone
Com James Woods, John Savage, James Belushi
Principais prêmios
• Independent Spirit Award 87 – Melhor Ator (James Woods)
Richard Boyle, um jornalista desacreditado profissionalmente e com sérios problemas financeiros, viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em 1980, a fim de cobrir a guerra civil. Lá, envolve-se tanto com os guerrilheiros de esquerda, que querem seu lado do conflito publicado na imprensa estrangeira, quanto com os militares de direita, que querem as fotos dos rebeldes.
SOB FOGO CERRADO
De Roger Spottiswoode
Com Nick Nolte, Ed Harris, Gene Hackman, Joanna Cassidy
Três jornalistas se veem encurralados por uma revolução política e um triângulo amoroso. Russell Price é um ousado fotógrafo que enfrenta um dilema entre seu amor pela repórter Claire Stryder e sua amizade pelo marido dela. Ele também é torturado pelas incertezas de qual caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas.
TESTEMUNHAS DE UMA GUERRA
De Danis Tanovic
Com Colin Farrel, Jamie Sives, Paz Vega
Mark e David são amigos e experientes fotógrafos de guerra que buscam imagens no Kurdistão, uma região muito perigosa. Mark, ambicioso, quer ficar mais uns dias em busca de uma foto exclusiva, mas David só pensa em voltar para sua esposa, pois já não aguenta mais tanta violência. Mark acorda em sua cidade natal, repleto de ferimentos e hematomas e descobre que David não conseguiu voltar. Incapaz de reassumir sua vida, desorientado e confuso, Mark preocupa a todos, especialmente sua esposa, que se preocupa não só com Mark, mas com o mistério que envolve o desaparecimento de David.
VENUTO AL MONDO
De Sergio Castellitto
Com Penélope Cruz, Emile Hirsch, Saadet Aksoy
Dezesseis anos depois de escapar de Sarajevo, assolada pela guerra, e voltar para a Itália, Gemma decide regressar à cidade, apresentá-la a seu filho, que nasceu lá, e visitar a exposição póstuma em homenagem ao pai do rapaz, morto naquela época. O passado volta, avassalador, e acompanhamos o início do relacionamento de Gemma e Diego, o fotógrafo, o envolvimento do casal com um grupo de amigos, os conflitos e a chegada da guerra. Uma foto abstrata, em destaque na exposição, acaba por revelar, ao final, toda a barbárie vivida por alguns personagens e as verdades perdidas no tempo.