Fotógrafos no Cinema



Para celebrar 19 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia, o Cine Arte UFF lista 31 filmes de ficção em que um fotógrafo é personagem relevante. Antes que alguém se assuste com grandes ausências, um grupo importante ficou de fora e fará parte de outra relação – “Os fotógrafos e as guerras” – que postaremos em breve.

Aqui temos de tudo: amadores e profissionais, dramas e comédias, pornochanchada e blockbuster, realidades tão distintas quanto o interior do Brasil e metrópoles como Londres, Nova York e Barcelona, um fotógrafo cego e abordagens bem diferentes sobre os paparazzi. Enfim, um grande painel sobre essa atividade tão diversificada e encantadora e uma declaração de amor a essa arte muitas vezes considerada menor.

Antes Que o Mundo Acabe

ANTES QUE O MUNDO ACABE

Brasil, 2009
De Ana Luiza Azevedo
Com Pedro Tergolina, Eduardo Moreira, Bianca Menti, Eduardo Cardoso

Principais prêmios
• Paulínia 2009 – Melhor filme (Prêmio da Crítica), Direção, Fotografia, Direção de arte, Música e Figurino
• Mostra de São Paulo 2009 – Prêmio Itamaraty (Melhor Filme Brasileiro)

Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: uma namorada que não sabe o que quer, um amigo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai, um fotógrafo, que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que pensa.

Blowup

BLOW-UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO

Blowup, Reino Unido/EUA, 1966
De Michelangelo Antonioni
Com David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles

Principais prêmios
• Cannes 67 – Palma de Ouro

Ao voltar para seu estúdio, o fotógrafo de moda Thomas passa por um parque e fotografa um casal. A mulher, furiosa por ser fotografada, descobre seu estúdio e exige os negativos, mas Thomas lhe devolve um filme virgem. Curioso, faz seguidas ampliações (blowups) das fotos e descobre um corpo e uma mão apontando uma arma entre os arbustos do parque. Primeiro filme em língua inglesa de Antonioni, marcou pelo retrato de uma Londres cult: o universo da moda, o comportamento livre e as cenas de nudez, as grandes festas e os shows nada tradicionais.

Cane fresca

CARNE FRESCA

Beefcake, Canadá/Reino Unido/França, 1998
De Thom Fitzgerald
Com Daniel MacIvor, Carroll Godsman

Reconstituição da carreira do fotógrafo Bob Mizer, que fundou nos anos 50 a agência “Athletic Models Guild”, destinada somente a modelos masculinos. Sob o olhar vigilante de sua mãe e sócia, ele mantinha uma espécie de “paraíso” em seu estúdio, onde os jovens modelos podiam passar o dia à beira da piscina, tomando sol, enquanto aguardavam uma sessão de fotos ou de filmagens. Os rapazes de Mizer posavam em cenários altamente sugestivos e as fotos eram publicadas em revistas de culto, beleza e forma física. Para escapar da censura, ele camuflava o erotismo de seu trabalho em fotos que sempre incluíam aparelhos de ginástica e eram acompanhadas de artigos sobre saúde e musculação. Beefcake é uma compilação de fotos e filmes de arquivos, cenas ficcionais e entrevistas com homens que trabalharam na frente e atrás das câmeras.

um-caso-muito-serio

UM CASO MUITO SÉRIO

No small affair, EUA, 1984
De Jerry Schatzberg
Com Jon Cryer, Demi Moore

Charles Cummings é um fotógrafo amador de 16 anos que se apaixona por Laura, uma bela aspirante a cantora de rock, de 22 anos. Para provar o seu amor, ele é capaz de tudo, mas a diferença de idade, entre outras coisas, dificulta sua conquista. Demi Moore, em início de carreira, já dava sinais da estrela que se tornaria anos depois.

Cidade de Deus

CIDADE DE DEUS

Brasil/França, 2002
De Fernando Meirelles
Com Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Douglas Silva

Principais prêmios
• Havana 2002 – Melhor Filme, Prêmio da Crítica, Diretor, Ator (prêmio coletivo), Fotografia e Montagem
• BAFTA 2003 – Melhor Montagem (Daniel Rezende)
• Grande Prêmio Cinema Brasil 2003 – Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia Montagem e Som

Baseado em histórias reais, esta é uma saga urbana que acompanha o crescimento do conjunto habitacional de Cidade de Deus, entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que moram na comunidade: Buscapé, que sonha ser fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio.

Cinderela em Paris

CINDERELA EM PARIS

Funny face, EUA, 1957
De Stanley Donen
Com Audrey Hepburn, Fred Astaire, Kay Thompson

Um famoso fotógrafo de moda, Dick Avery, trabalha para a Quality Magazine e, pressionado pela editora da revista, precisa encontrar um “novo rosto” com urgência. A balconista de uma livraria no Greenwich Village, Jo Stockton, acaba sendo sua indicação. Após certa resistência, a editora aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo concorda porque pretende conhecer Emile Flostre, um intelectual cujas ideias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem a Paris, as coisas não correm como o planejado.

Closer Perto Demais

CLOSER: PERTO DEMAIS

Closer, EUA/Reino Unido, 2004
De Mike Nichols
Com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman, Clive Owen

Principais prêmios
• BAFTA 2005 – Melhor Ator Coadjuvante (Clive Owen)
• Globo de Ouro 2005 – Melhor Ator Coadjuvante (Clive Owen) e Atriz Coadjuvante (Natalie Portman)

Anna é uma fotógrafa bem sucedida, que conhece Dan Woolf, um jornalista sem sucesso tentando lançar um livro, e os dois acabam tendo um rápido envolvimento. A seguir ela conhece Larry Gray de uma forma um tanto inusitada, e, mais tarde, se casa com ele. Dan mantém um caso com Anna mesmo depois de seu casamento e usa a misteriosa Alice, uma stripper, como sua musa inspiradora, sem saber que Alice carrega diversos segredos ainda não revelados.

As Coisas Simples da Vida

AS COISAS SIMPLES DA VIDA

Yi Yi, Taiwan/Japão, 2000
De Edward Yang
Com Jonathan Chang, Kelly Lee, Nien-Jen Wu

Principais prêmios
• Cannes 2000 – Melhor Diretor

O filme é um grande painel, centrado em uma típica família de classe média de Taipei. Talvez nem tão típica, já que seus membros fazem perguntas difíceis sobre o significado da vida e sobre como lidar com os dilemas cotidianos. O personagem mais interessante é Yang-Yang, um menino de oito anos, lacônico como seu pai, que fotografa as costas das pessoas, para que elas possam conhecer todos os lados da verdade.

cortina-de-fumaca

CORTINA DE FUMAÇA

Smoke, EUA/Alemanha/Japão, 1995
De Wayne Wang
Com Harvey Keitel, William Hurt

Principais prêmios
• Berlim 95 – Prêmio Especial do Juri

Brooklin, Nova York, verão de 1990. Auggie Wren tem uma tabacaria onde circulam tipos bem diferentes. Ele mesmo tem um hábito peculiar, pois diariamente, às oito da manhã, tira uma fotografia da sua loja pelo lado de fora. Auggie já tirou mais de 4000 mil fotos, chova ou faça sol. Paul Benjamin, um escritor, descobre por acaso esta mania de Auggie e, ao olhar as fotos, se emociona, pois vê Ellen, sua falecida esposa, que estava grávida de cinco meses e morreu em um tiroteio na 7ª Avenida. Outros personagens vão entrando na trama e formando um fascinante painel.

Delirious

DELIRIOUS

Delirious, EUA, 2006
De Tom DiCillo
Com Steve Buscemi, Michael Pitt, Alison Lohman

Principais prêmios
• San Sebastian 2006 – Melhor Diretor e Roteiro

Les Galantine é um paparazzi sem muito sucesso. Quando encontra Toby Grace, um jovem sem-teto, o contrata como seu assistente. Les não paga nada, mas oferece quarto e comida, e os dois viram amigos. Toby, no entanto, sonha ser ator. Com a ajuda da sorte ele conhece acidentalmente K’Harma Leeds, a cantora pop do momento, e começa um relacionamento. O jovem, então, se vê dividido entre suas obrigações com Les e a chance de seguir seus sonhos.

estrada-para-perdicao

ESTRADA PARA PERDIÇÃO

Road to Perdition, EUA, 2002
De Sam Mendes
Com Tom Hanks, Tyler Hoechlin, Jude Law, Paul Newman

Principais prêmios
• Oscar 2003 – Melhor Fotografia
• BAFTA 2003 – Melhor Fotografia e Direção de Arte

Inverno de 1931, em plena Depressão. Michael Sullivan é um zeloso pai de família, mas vive moralmente em conflito, pois trabalha como assassino profissional para um irlandês, John Rooney, que o criou como se fosse seu filho. Uma execução é presenciada por Michael, filho de 12 anos de Sullivan, que havia se escondido no carro. O fato leva o filho de Rooney a matar a esposa e o outro filho de Sullivan, que foge com Michael e busca meios de se vingar. Mas em seu encalço é enviado Harlen Maguire, fotógrafo criminal e assassino, que gosta de fotografar suas vítimas antes de mata-las.

eu-receberia-as-piores-noticias

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS

Brasil, 2011
De Beto Brant e Renato Ciasca
Com Camila Pitanga, Gustavo Machado, Zé Carlos Machado

Principais prêmios
• Festival do Rio 2011 – Melhor Atriz

Cauby tem 40 anos, trabalha como fotógrafo de uma revista semanal e resolveu trocar São Paulo pelo interior do Pará. Cético em relação ao amor e devotado à beleza, ele se envolve com a bela e instável Lavínia, mulher do pastor Ernani, homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas. Mas no interior do país ainda existem lugares onde a honra se lava com sangue e Cauby não imaginava que acabaria envolvido num triângulo amoroso imprevisível.

Femme Fatale

FEMME FATALE

Femme fatale, França/Suiça, 2002
De Brian De Palma
Com Rebecca Romijn, Antonio Banderas, Peter Coyote

Laura Ash é uma linda mulher, mestre na arte da manipulação. Após ter um papel crucial em um roubo de joias, ela decide deixar para trás sua carreira criminosa. Reinventando a si mesma como a respeitável esposa do embaixador norte-americano na França, Laura quer agora fugir dos holofotes e atrair a menor atenção possível. Porém, um paparazzi fica atraído por sua beleza e decide segui-la. Subitamente exposta pelas lentes de Nicolas, Laura passa a ser vulnerável aos ataques de seus inimigos e decide usar seus talentos e o instinto voyeurístico do fotógrafo para criar uma nova identidade para si e escapar novamente.

o-fotografo

O FOTÓGRAFO

Brasil, 1980
De Jean Garret
Com Roberto Miranda, Aldine Muller, Patrícia Scalvi

Dênis é um fotógrafo especializado em nus, que vive se envolvendo com suas modelos, o que parece ser inevitável tanto da parte dele como delas. O filme segue então como um retrato dos ossos deste ofício, que gera prazer e depois desilusão. Dênis se apaixona por uma estudante de sociologia da USP, que recheia o filme com ideias feministas e críticas sociais e ideológicas, traço típico das produções da Boca do Lixo, que pegavam carona no sucesso das pornochanchadas, mas buscavam ir um pouco além.

la-frontiere-de-laube

A FRONTEIRA DA ALVORADA

La frontière de l’aube, França, 2008
De Philippe Garrel
Com Louis Garrel, Laura Smet, Clémentine Poidatz

Carole é uma solitária estrela de cinema. Seu marido trabalha em Hollywood e a rejeita. Ela conhece um fotógrafo, François, e os dois se tornam amantes. Eles se encontram sempre no hotel onde ele realiza as suas sessões de fotos, até que o marido de Carole retorna dos EUA e François se afasta. Tempos depois ele conhece Ève, que lhe permite uma vida tranquila e estável, mas a imagem de Carole volta e meia retorna para atormentá-lo.

Hight art

HIGH ART – RETRATOS SUBLIMES

Hight art, EUA, 1998
De Lisa Cholodenko
Com Radha Mitchell, Ally Sheedy, Gabriel Mann

Principais prêmios
• Sundance 98 – Prêmio de Roteiro
• Independent Spirit Award 99 – Melhor Atriz (Ally Sheedy)

Syd vive com o namorado em seu pequeno apartamento, quando conhece sua vizinha Lucy, uma fotógrafa que largara a profissão há dez anos, transtornada com o sucesso. Lucy tem uma namorada alemã, dependente tanto de seu amor quanto das drogas. Syd se encanta com as fotografias de Lucy, começando então uma amizade que muda por completo a vida das duas.

Homem-Aranha

HOMEM-ARANHA

Spider-Man, EUA, 2002
De Sam Raimi
Com Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco

O filme que iniciou a série de enorme sucesso de público traz o jovem Peter Parker com um nerd que tem o corpo quimicamente alterado pela picada de uma aranha. Como quase todo super-herói, o Homem-Aranha leva uma vida dupla e, em seu cotidiano como Peter Parker, acaba trabalhando como fotógrafo.

O HOMEM QUE QUERIA VIVER A SUA VIDA

O HOMEM QUE QUERIA VIVER A SUA VIDA

l’homme qui voulait vivre sa vie, França, 2010
de Eric Lartigau
com Romain Duris, Marina Foïs, Niels Arestrup

Paul Exben tem uma história de sucesso – sócio de uma das empresas mais exclusivas de Paris, com ótimo salário, uma casa grande, uma mulher glamourosa e dois filhos lindos. Mas quando ele descobre que Sarah, sua esposa, o está traindo com Greg Kremer, um fotógrafo, perde o controle. De pé sobre o cadáver do amante de sua esposa, percebe que sua vida perfeita já faz parte do passado. Paul assume a identidade do homem morto, foge para uma parte isolada da ex-Iugoslávia, na bela costa Adriática, e recebe outra chance de ser ele mesmo.

Janela Indiscreta

JANELA INDISCRETA

Rear Window, EUA, 1954
De Alfred Hitchcock
Com James Stewart, Grace Kelly, Thelma Ritter

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem o que fazer, vasculha a vida dos seus vizinhos do prédio em frente ao seu, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido. A analogia entre Jeffries, imobilizado em sua cadeira de rodas, e o espectador, paralisado em sua poltrona, ambos impotentes diante dos fatos que se desenrolam diante de seus olhos (e da lente da câmera que Jeffries usa para se “aproximar”), é um dos aspectos mais interessantes desse clássico do suspense.

life

LIFE – UM RETRATO DE JAMES DEAN

Life, Reino Unido/EUA/Ale/Can/Aus, 111’, 2015, 14 anos
De Anton Corbjin
Com Robert Pattinson, Dane DeHaan, Ben Kingsley

Às vésperas do lançamento do filme “Vidas Amargas” (1955), James Dean ainda não é um ator famoso. Os estúdios têm grandes planos para transformá-lo em um astro, mas ele não se sente à vontade com a vida de festas, eventos e autógrafos. O fotógrafo Dennis Stock, apostando no sucesso iminente de James Dean, pede para fotografá-lo em um ensaio para a revista Life, mas recebe apenas respostas negativas. Um dia, para fugir da promoção de “Vidas Amargas”, Dean esconde-se na fazenda de sua família, e leva o novo amigo Stock junto dele. Neste local, o fotógrafo registra as imagens mais famosas de toda a carreira do ator. Do mesmo diretor do cult “Control”.

Menina Bonita

MENINA BONITA

Pretty Baby, EUA, 1978
De Louis Malle
Com Brooke Shields, Keith Carradine, Susan Sarandon

Principais prêmios
• Cannes 78 – Grande Prêmio Técnico

New Orleans, 1912. A filha de uma prostituta é criada em um bordel, onde cuida do seu irmão e se prepara para seguir os passos da mãe. Com doze anos tem sua virgindade leiloada e logo depois se casa com um fotógrafo bem mais velho do que ela. O filme causou enorme polêmica na época, não só pela nudez de Brooke Shields, mas pelo comportamento da personagem.

Momentos Eternos de Maria Larssons

MOMENTOS ETERNOS DE MARIA LARSSONS

Maria Larssons eviga ögonblick, Suécia/Din/Nor/Fin/Ale, 2008
De Jan Troell
Com Maria Heiskanen, Mikael Persbrandt, Jesper Christensen

Na Suécia do início do século XX, numa era de pobreza e mudança social, a jovem operária Maria Larssons ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente da câmera permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva, como se ela tivesse novos olhos. Mas o objeto também se torna uma verdadeira ameaça para ela, uma vez que o alcoólatra, mulherengo e abusivo marido sente-se enciumado. Sobretudo quando ele descobre que um jovem e atraente fotógrafo está se aproximando de sua esposa.

Novembro

NOVEMBRO

November, EUA, 2004
De Greg Harrison
Com Courteney Cox, James Le Gros

Principais prêmios
• Sundance 2004 – Melhor Fotografia

Sophie Jacobs é uma fotógrafa, cuja vida é virada do avesso quando o seu namorado é assassinado durante um assalto a uma loja de conveniência. Traumatizada por sentimentos de culpa e tristeza, ela tenta continuar com a sua vida, mas é assombrada pelo aparecimento de uma misteriosa fotografia, tirada na noite fatídica. Quando percebe que a linha que divide realidade e fantasia está sem distinção, Sophie mergulha num pesadelo profundo e num jogo perigoso.

Os Olhos de Laura Mars

OS OLHOS DE LAURA MARS

Eyes of Laura Mars, EUA, 1978
De Irvin Kershner
Com Faye Dunaway, Tommy Lee Jones, Brad Dourif

Laura Mars é uma famosa fotógrafa de moda nova-iorquina, conhecida por seu estilo extremamente gráfico e original de fotografar usando imagens bastante sensuais e glamorosas, misturadas com cenas de assassinatos e morte, teatralmente representadas por seus modelos. Ela começa a ter visões de assassinatos de seus amigos e colegas de trabalho, como se as tivesse vendo pelos olhos do assassino, que acabam se concretizando. Ajudada pelo investigador da policia John Nelville ela tenta dar algum sentido a suas visões para tentar identificar o assassino. A situação se torna desesperadora quando Laura tem a visão de que será a próxima vítima.

Palermo Shooting

PALERMO SHOOTING

Palermo Shooting, Alemanha/França/Itália, 2008
De Wim Wenders
Com Campino, Dennis Hopper, Giovanna Mezzogiorno, Inga Busch

Fotógrafo de sucesso, Finn leva uma vida tão proeminente quanto agitada. Quando, subitamente, a sua vida fica fora de controle, Finn parte e deixa tudo para trás, indo de Dusseldorf até Palermo. Ao chegar, vê-se confrontado com a morte, o que o leva a sérias reflexões. Ao mesmo tempo, se depara com um novo amor e uma nova vida. O filme é, na essência, sobre fotografia e morte, dois assuntos já correlacionados por alguns autores na literatura sobre filosofia e fotografia.

Paparazzi 2004

PAPARAZZI

Paparazzi, EUA, 2004
De Paul Abascal
Com Cole Hauser, Robin Tunney, Dennis Farina, Tom Sizemore

Bo Laramie é um astro em ascensão em Hollywood. Os paparazzi perseguem Bo e sua família, publicando inúmeras mentiras em tabloides sensacionalistas. Um dia, os paparazzi acabam provocando um terrível acidente, no qual a mulher o filho de Bo acabam hospitalizados, com o garotinho em coma. A perseguição não acaba, se transformando em uma guerra psicológica entre Bo e os paparazzi. Um outro acidente envolvendo um dos fotógrafos desencadeia a ideia de se vingar de cada um deles.

pecker

PECKER – O PREÇO DA FAMA

Pecker, EUA, 1998
De John Waters
Com Edward Furlong, Christina Ricci, Lili Taylor

Pecker é funcionário de uma lanchonete e fotógrafo nas horas vagas: ele tira fotos de sua família, de lugares e moradores de Baltimore, cidade onde vive. Um dia ele é descoberto pela dona de uma galeria de arte de Nova York, que resolve realizar uma exposição de suas fotos. O rapaz vira a mais nova celebridade artística da noite para o dia, mas o comportamento das pessoas ao seu redor muda e logo ele descobre o preço de ser uma estrela.

A pele

A PELE

Fur: an imaginary portrait of Diane Arbus, EUA, 2006
De Steven Shainberg
Com Nicole Kidman, Robert Downey Jr.

Retrato ficcional da fotógrafa Diane Arbus, famosa pelas fotografias de pessoas incomuns como portadores de deformações e gêmeos xipófagos, gigantes e anões. No filme, Diane é filha de pais ricos, que fabricam e vendem casacos de pele. Ela é casada com um fotógrafo, tem duas filhas pequenas e trabalha como assistente e produtora do marido. Um dia, muda-se para o edifício onde reside um homem portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pelos em todo o corpo. Ela se apaixona por ele, se envolve com seus problemas, e pensa em fotografá-lo.

Photographing Fairies

PHOTOGRAPHING FAIRIES

Photographing fairies, Reino Unido, 1997
De Nick Willing
Com Toby Stephens, Ben Kingsley, Frances Barber

Suíça, 1912. O fotógrafo Charles Castle perde sua esposa em um trágico acidente no dia seguinte ao casamento. Durante a Guerra, serve como fotógrafo do exército nas trincheiras da França e depois monta um estúdio em Londres, especializado em fotomontagens. Lá, é visitado por uma mulher, que lhe mostra uma fotografia de sua filha, convencida de que uma forma misteriosa é uma fada. Castle descarta a ideia, mas investiga a fotografia para descobrir como a imagem foi feita. Incapaz de desvendar qualquer truque, viaja para a aldeia da mulher, mas ela diz que a fotografia já não importa, pois viu as fadas.

As Pontes de Madison

AS PONTES DE MADISON

The Bridges of Madison County, EUA, 1995
De Clint Eastwood
Com Clint Eastwood, Meryl Streep

No verão de 1965, enquanto o marido e os filhos estão viajando, Francesca Johnson, uma fazendeira de Iowa, recebe a inesperada visita do fotojornalista Robert Kincaid, da National Geographic. Ele pede informações sobre as pontes de Madison, que deverá fotografar. Francesca fornece as informações, mas acaba se envolvendo com Kincaid. O romance é tão intenso quanto rápido: dura apenas quatro dias. Quando os filhos descobrem o amor secreto da falecida mãe, passam a questionar seus próprios casamentos.

A prova

A PROVA

Proof, Austrália, 1991
De Jocelyn Moorhouse
com Hugo Weaving, Russell Crowe, Geneviève Picot

Principais prêmios
• Cannes 91 – Câmera de Ouro – Menção Especial
• Australian Film Institute 91 – Melhor Filme, Direção, Ator (Hugo Weaving), Ator Coadjuvante (Russell Crowe), Roteiro e Montagem
• Mostra de São Paulo 92 – Prêmio da Crítica

Tendo como protagonista um inusitado fotógrafo cego, o filme é centrado na questão da confiança. Martin tem um relacionamento de amor e ódio com Celia, a mulher que cuida de sua casa. Quando ele se torna amigo de Andy, surge um complicado triângulo amoroso: Andy se apaixona por Celia, mas ela tem ciúmes da amizade dos dois. Marcado pela desconfiança que sempre nutriu em relação à sua mãe e que tem como ponto crucial uma fotografia, Martin tem enorme dificuldade em lidar com o sentimento das pessoas que o rodeiam.

VICK CRISTINA BARCELONA

VICK CRISTINA BARCELONA

Vicky Cristina Barcelona, Espanha/EUA, 2008
De Woody Allen
Com Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Javier Bardem, Penélope Cruz

Principais prêmios
• Oscar 2009 – Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)
• BAFTA 2009 – Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)
• Globo de Ouro 2009 – Melhor Filme / Comédia ou Musical
• Grande Prêmio Cinema Brasil 2009 – Melhor Filme Estrangeiro

Vicky e Cristina são amigas e passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e movida a paixão. Durante uma exposição de arte, as duas se encantam pelo pintor Juan Antonio, que as convida para uma viagem. O que elas não sabiam é que o galante sedutor mantém um relacionamento problemático com sua ex-esposa Maria Elena. O convívio com os artistas estimula Cristina a desenvolver seu talento de fotógrafa.

Skip to content