Futuros sombrios: as distopias nas telas

A ficção científica se firmou como gênero na época das primeiras revoluções industriais. O positivismo científico e o advento de novos instrumentos, como o telégrafo e a máquina a vapor, que dispensavam grande parte do manuseio humano, fizeram com que as principais mentes da época se enchessem com a esperança de um futuro brilhante em que nada poderia barrar o avanço da humanidade. Porém, junto com as máquinas que tornavam mais ágil a produção fabril, veio um novo sistema trabalhista e um novo modelo de agrupamento populacional, que serviam aos interesses da alta burguesia, mas não do povo como um todo. Para os despossuídos que morriam de fome, frio e tifo nas workhouses britânicas o futuro não parecia assim tão promissor. Conforme a miséria se espalhava pelo mundo e o progresso começava a cobrar seu preço na saúde e no equilíbrio ecológico, o sonho de uma humanidade triunfante deu lugar para uma visão bem menos idílica: seca, escassez, guerras nucleares, um mundo controlado pelas máquinas e por governos totalitários. Esmagada pelos acontecimentos das duas guerras mundiais, a utopia saía de cena e, em seu lugar, entrava a distopia.

Nesta lista, reunimos alguns dos filmes que melhor captaram esse futuro de gelar a alma.

Metropolis

METROPOLIS

Metropolis, Alemanha, 1927
De Fritz Lang, com Alfred Abel, Gustav Fröhlich, Rudolf Klein-Rogge
Baseado em romance de Thea von Harbou

Em uma cidade futurista, a sociedade é dividida entre a classe trabalhadora, que vive nos subterrâneos, e os ricos industriais. Filho do líder da cidade, Freder se apaixona por Maria, a carismática líder dos operários, ao mesmo tempo em que seu pai trabalha em um plano para destruí-la.

Alphaville

ALPHAVILLE

Alphaville, une étrange aventure de Lemmy Caution, França/Itália, 1965
De Jean-Luc Godard, com Eddie Constantine, Anna Karina, Akim Tamirof
Inspirado no poema “Capitale de la douleur”, de Paul Éluard

• Festival de Berlim 65 – Urso de Ouro

A população da cidade futurista de Alphaville é dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos. O agente Lemy Caution é enviado à cidade com a missão de encontrar seu inventor, o professor Von Braun, convencê-lo a destruir a máquina ou matá-lo. Caution acaba se apaixonando por Natacha, filha do cientista, e esse sentimento desafia o controle de Alpha 60. O filme combina elementos de film noir, ficção científica e sátira política, e tornou-se, na época, símbolo da contracultura.

Fahrenheit 451

FAHRENHEIT 451

Fahrenheit 451, Reino Unido, 1966
De François Truffaut, com Julie Christie, Oskar Werner, Cyril Cusack
Baseado no romance homônimo de Ray Bradbury

Em um futuro em que a palavra escrita é inteiramente proibida, Guy Montag faz parte de uma brigada do governo responsável por localizar e queimar livros. Clarisse, sua vizinha, é uma professora cujo emprego está ameaçado devido à sua inusitada visão de mundo. Conforme os dois se conhecem e se aproximam, Montag descobre também o mundo da leitura e a ameaça que ele representa.

Planeta dos Macacos

PLANETA DOS MACACOS

Planet of the apes, EUA, 1968
De Franklin J. Schaffner, com Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter
Baseado no romance “Le planète des singes”, de Pierre Boulle

• Oscar 69 – Prêmio Honorário para John Chambers pela maquiagem

Depois de uma viagem espacial de 2006 anos, os astronautas Taylor, Landon e Dodge caem em um planeta dominado por macacos, em que humanos vivem como animais irracionais. Tidos como aberrações, Dodge é morto e Landon e Taylor são capturados. Após seu amigo ser submetido a uma lobotomia, Taylor decide escapar do planeta com a ajuda de Nova, uma humana por quem se apaixonou, e o casal de pesquisadores Zira e Cornelius.

THX

THX-1138

THX-1138, EUA, 1971
De George Lucas, com Robert Duvall, Donald Pleasence, Maggie McOmie

A estreia de George Lucas na direção trata de um futuro distante em que a população vive controlada por policiais androides e remédios que controlam suas emoções e desejos sexuais. Após deixarem de tomar seus remédios, os colegas de quarto THX 1138 e LUH 3417 se apaixonam, desafiando as autoridades.

A ÚLTIMA ESPERANÇA DA TERRA

A ÚLTIMA ESPERANÇA DA TERRA

The Omega Man, EUA, 1971
De Boris Sagal, com Charlton Heston, Anthony Zerbe, Rosalind Cash
Baseado no livro “I Am Legend”, de Richard Matheson

No ano de 1975, uma guerra biológica entre a China e a União Soviética provoca uma praga bacteriológica que elimina a maioria da população da Terra. O coronel e cientista Robert Neville é contaminado, mas consegue se salvar ao aplicar em si mesmo uma vacina que pesquisava. Os sobreviventes sofreram mutações que os impedem de viver durante o dia. Um grupo deles persegue Neville, pois o consideram o último resquício do velho mundo que levou a destruição da Humanidade. Neville anda durante o dia na cidade silenciosa tentando localizar e exterminar os mutantes, pensando que é o único humano ainda vivo, mas logo descobre um grupo de pessoas que vivem isoladas nas montanhas.

Fuga no Século 23

FUGA NO SÉCULO 23

Logan’s Run, EUA, 1976
De Michael Anderson, com Michael York, Jenny Agutter, Farrah Fawcett
Baseado no romance “Logan’s Run” de William F. Nolan e George Clayton Johnson

• Oscar 77 – Prêmio Especial pelos Efeitos Visuais
• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA – 6 prêmios, incluindo Melhor Filme de Ficção Científica

Os remanescentes da civilização humana vivem num domo, governado por um computador central. Todos vivem no mais profundo estilo de vida hedonista, mas não é permitido ultrapassar os trinta anos. Ao chegarem a essa idade, devem entrar numa máquina que supostamente renova a vida – o Carrossel. Alguns se recusam a cooperar, tornando-se fugitivos e párias. Para neutralizá-los existe a Força Policial dos “Sandmen”. Logan 5 é um deles, mas foge do domo com Jessica 6, encontrando um mundo pós-apocalíptico. Ao iniciarem a busca pelo Santuário, um local paradisíaco, encontram um velho, algo que nunca tinham visto antes.

Parada 88

PARADA 88 – O LIMITE DE ALERTA

Brasil, 1977
De José de Anchieta, com Regina Duarte, Joel Barcellos, Yara Amaral

Dezembro de 1999. Há seis anos os moradores de Parada 88 vivem em túneis de plásticos transparentes, que interligam as residências e o comércio local e protege a população do gás letal que contaminou a região após explosão de uma fábrica. Joaquim Porfírio, ex-operário, vive com a mulher e a filha adolescente – que ficou cega com o acidente – e sobrevive através de pequenos expedientes. Como não tem dinheiro para pagar a conta de ar, cujo fornecimento poderá ser cortado a qualquer momento, decide concorrer a um sorteio, que premiará com mantimentos e cotas de ar o escolhido para sair dos túneis e obter notícias de uma expedição preparada na Capital para localizar e eliminar o vazamento do gás.

Mad Max

MAD MAX

Mad Max, Austrália, 1979
De George Miller, com Mel Gibson, Joanne Samuel, Hugh Keays-Byrne

Em um mundo à beira do colapso, gangues de motociclistas tomam conta do deserto australiano. Após matar o líder de um destes grupos em um confronto, o policial Max tem seu parceiro, sua esposa e seu filho assassinados e parte em busca de vingança. O filme rendeu as continuações “Mad Max 2 – A caçada continua” (1981), “Mad Max além da Cúpula do Trovão” (1985) e o inédito, ainda em fase de finalização, “Mad Max: fury road”.

Blade Runner

BLADE RUNNER

Blade Runner, EUA/Hong Kong/ Reino Unido, 1982
De Ridley Scott, com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
Inspirado na obra “Do androids dream of electric sheep?”, de Philip K. Dick

• BAFTA 83 – Melhor Fotografia, Figurino e Direção de Arte

Uma grande corporação desenvolve robôs mais fortes e ágeis que o ser humano. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Quando um grupo deles provoca um motim e foge para a Terra, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem para eliminá-los. O confronto se dá em 2019, numa Los Angeles que não vê o sol e onde chove o tempo todo. Fracasso de bilheteria nos EUA e sucesso em vários países, é cultuado como um dos melhores filmes dos anos 80. Em 93 foi selecionado para preservação pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso por ser considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante”.

1984

1984

Nineteen Eighty-Four, Reino Unido, 1984
De Michael Radford, com John Hurt, Richard Burton, Suzanna Hamilton
Baseado no clássico homônimo de George Orwell, escrito em 1948

Em 1984, o mundo está dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, que vive sob o regime socialista, sendo controlada com mão de ferro. Há câmeras e telas de TV em todo lugar, que servem como os olhos do governo. Constantemente são exibidas imagens relatando as batalhas enfrentadas em outros continentes. Winston Smith vive sozinho e trabalha para um dos departamentos do governo, manipulando informações, de forma que as notícias sejam sempre positivas. Até que ele se interessa por uma colega, que o leva até os arredores da cidade. Eles passam a ter um relacionamento, algo proibido pelo partido, que deseja eliminar as emoções e a libido da população.

Brazil

BRAZIL – O FILME

Brazil, Reino Unido, 1985
De Terry Gilliam, com Jonathan Pryce, Kim Griest, Ian Holm

• BAFTA 86 – Melhor Direção de Arte e Efeitos Visuais

Sátira futurista na qual ilusão e realidade se misturam. Sam vive em um Estado totalitário, controlado por computadores e pela burocracia. Às voltas com a repressão e o terrorismo, tudo é cobrado e todos são governados por fichas e cartões de crédito. O computador que controla a sociedade erroneamente decreta a condenação de um homem inocente. Nesse clima opressivo, Sam começa a investigar o que poderia estar acontecendo de errado quando conhece e se apaixona pela bela Jill Layton, uma terrorista. A estética retrô-futurista reforça os absurdos de uma sociedade burocrática e tecnocrática.

Robocop

ROBOCOP – O POLICIAL DO FUTURO

RoboCop, EUA, 1987
De Paul Verhoeven, com Peter Weller, Nancy Allen, Dan O’Herlihy

• Oscar 88 – Prêmio Especial pela Edição de Efeitos Sonoros
• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA – 5 prêmios, incluindo Melhor Filme de Ficção Científica

À beira do colapso, a cidade de Detroit cede o controle de sua força policial à multinacional Omni Corp, que pretende automatizar a vigilância das ruas. Sua primeira cobaia é o policial Alex Murphy, que, após se ferir gravemente em um confronto com uma gangue local e ser dado oficialmente como morto, é transformado em um ciborgue.

Akira

AKIRA

Akira, Japão, 1988
De Katsushiro Otomo, com vozes de Mitsuo Iwata, Nozomo Sasaki, Mami Koyama
Baseado no mangá homônimo de Katsushiro Otomo

Líder de uma gangue de motociclistas na cidade de NeoTokyo, em 2019, Kaneda acaba se envolvendo em uma trama de guerrilha e espionagem depois que seu amigo Tetsuo se envolve em um acidente com um garoto paranormal e é capturado por homens do exército. No hospital, Tetsuo começa a desenvolver poderes próprios, tão fortes que fazem com que ele seja comparado a Akira, o responsável pela explosão que destruiu a antiga Tóquio em 1988.

Waterworld

WATERWORLD – O SEGREDO DAS ÁGUAS

Waterworld, EUA, 1995
De Kevin Reynolds, com Kevin Costner, Jeanne Tripplehorn, Tina Majorino

A Terra se tornou um planeta tomado pela água. Os sobreviventes, que vivem em barcos ou em ilhas artificiais, não guardam nenhuma lembrança do passado e creem que o mundo surgiu num grande dilúvio. Um humano mutante, meio anfíbio, vive comercializando tudo que é possível, inclusive terra pura e, obcecado por uma lenda, parte em busca de Terraseca, o único local com terra firme. Mas o chefe de uma gangue resolve persegui-lo, pois também deseja chegar ao lugar mítico.

Gattaca

GATTACA – A EXPERIÊNCIA GENÉTICA

Gattaca, EUA, 1997
De Andrew Niccol, com Ethan Hawke, Uma Thurman, Gore Vidal

Com o advento de tratamentos genéticos cada vez mais avançados, muitos pais optam por ter seus filhos de maneira artificial, escolhendo as características do embrião. Ao crescerem, estas crianças se tornam parte de uma casta superior, enquanto aqueles concebidos de maneira convencional são relegados a cidadãos de segunda classe. Sonhando em ser astronauta, Vincent Freeman assume a identidade de outro homem, que se tornou paraplégico após um acidente. O título do filme vem da ordenação de uma série de bases nitrogenadas que compõem o DNA: Guanina Adenina Timina Timina Adenina Citosina Adenina.

V de vingança

V DE VINGANÇA

V for Vendetta, EUA/Reino Unido/Alemanha, 2005
De Andy Wachowski, Lana Wachowski, com Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea
Baseado na história em quadrinhos homônima de Alan Moore e David Lloyd

• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA – Melhor Atriz

Na terceira década do século XXI, a Inglaterra está dominada por um regime fascista, que persegue dissidentes políticos, homossexuais e minorias étnicas. Funcionária da televisão estatal, Evey Hammond é encurralada por oficiais da polícia secreta ao sair de casa após o toque de recolher e salva por um misterioso guerrilheiro que atende pelo nome de V. Com planos para explodir o parlamento, V encontra em Evey uma aliada em potencial.

Filhos da esperança

FILHOS DA ESPERANÇA

Children of Men, EUA/Reino Unido, 2006
De Alfonso Cuarón, com Clive Owen, Julianne Moore, Claire-Hope Ashitey
Baseado no romance “The Children of Men”, de P.D. James

• Veneza 2006 – Prêmio Laterna Magica e Golden Osella de Contribuição Técnica pela Fotografia
• BAFTA 2007 – Melhor Fotografia e Direção de Arte
• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA – Melhor Filme de Ficção Científica

Em 2027, a humanidade está diante do fim, incapaz de gerar filhos. Contatado por sua ex-esposa, o antigo ativista Theo Faron se torna responsável por proteger Kee, a primeira mulher a engravidar em 18 anos. Pobre e em situação ilegal, Kee precisa fugir para ter seu filho sem interferência do governo inglês, que se transformou em um perigoso Estado policial.

Wall-E2

WALL-E, EUA, 2008

De Andrew Stanton, com vozes de Ben Burtt, Elissa Knight, Sigourney Weaver

• Oscar 2009 – Melhor filme de animação

O filme se passa no ano 2805 d.C, com a Terra devastada, abandonada e coberta por lixo. Robôs compactadores chamados WALL•E foram deixados para limparem o planeta, enquanto a população vive em naves estelares totalmente automatizadas. Mas o plano não deu certo e só restou um WALL•E, que acaba se tornando amigo de uma barata. Um dia, WALL•E descobre uma pequena planta, justo quando surge uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

A estrada

A ESTRADA

The Road, EUA, 2009
De John Hillcoat, com Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Robert Duvall
Baseado no romance homônimo de Cormac McCarthy

Num mundo pós-apocalíptico, onde a devastação é quase total, um pai e seu filho decidem partir em uma longa viagem pela América destruída, em direção ao sul, em uma épica jornada de sobrevivência. Lutando contra o frio, a fome, fugindo de canibais, os dois lutam para manter a esperança e não perder princípios como solidariedade e compaixão.

Skip to content