Astros da música que só existem nas telas


O Rock in Rio 2013 vem aí e, embora o evento seja amplamente criticado pelo uso de recursos públicos e pela qualidade de suas atrações, o fato é que milhares de fãs de todo o Brasil e até do exterior vão se deslocar para a cidade maravilhosa para ver de perto shows de Beyoncé, Muse e Metallica, entre outros. Afinal, não apenas o rock, mas a música pop, o hip hop e a música eletrônica também estarão representados no festival, em que bandas e cantores que conquistam os corações de pessoas de todas as cidades poderão ser vistos em carne e osso.

Aproveitando esse grande evento, apresentaremos em nosso blog três listas de filmes relacionados à música. Nesta primeira, a constatação de que nem todo artista de sucesso é assim tão real (ainda que um ou outro seja claramente inspirado em músicos conhecidos). Ao longo de sua história, o cinema deu ao mundo da música grandes intérpretes e compositores saídos direto da cabeça de roteiristas e diretores. Alguns chegaram até a alcançar um certo sucesso do outro lado das telas, como o grupo The Wonders, que emplacou nas rádios o hit That thing you do. Outros tiveram seus intérpretes ou suas canções premiados com o Oscar, que parece ter uma atração irresistível por astros decadentes ou marginalizados.

Nas próximas listas apresentaremos documentários sobre o mundo da música e filmes sobre cantores reais, mas nesta reunimos alguns dos principais nomes fictícios da música no universo da sétima arte.

8 mile

8 MILE – RUA DAS ILUSÕES

8 mile, EUA/Alemanha, 2002
De Curtis Hanson
Com Eminem, Kim Basinger, Britanny Murphy

• Oscar 2003 – Melhor Canção Original (Lose yourself)

B-Rabbit é um rapper que faz de tudo para conseguir ser reconhecido. Com uma mãe alcoólatra e uma ex-namorada grávida, B-Rabbit confia seu destino a um amigo que lhe promete ajuda para gravar um disco em Nova York. Porém, quando o esquema vai pelos ares, B-Rabbit só terá mais uma chance para botar seu nome na história do gênero.

cantor de jazz

O CANTOR DE JAZZ

The Jazz singer, EUA,1927
De Alan Crosland
Com Al Jolson, May McAvoy, Warner Oland

• Oscar 29 – Prêmio honorário por contribuições para o avanço do cinema

O primeiro filme falado da história do cinema tem como protagonista Jakie Rabinowitz, o talentoso filho de um cantor de sinagoga. A esperança da família é que ele siga os passos do pai, mas a verdadeira paixão de Jakie é a música produzida na periferia das grandes cidades americanas. Rejeitado pela família por não querer se dedicar à vida religiosa, Jakie sai de casa e se torna um renomado cantor de jazz, mas a vontade de rever sua família faz com que ele volte para casa. Além de seu pioneirismo, o filme também é lembrado por um motivo mais infeliz: o uso de blackface em uma de suas principais cenas. Muito comum no entretenimento americano da primeira metade do século XX, o recurso consiste em pintar o rosto de um ator branco de preto ou marrom para que ele faça o papel de um negro, em uma imitação caricata e racista.

Commitments

OS COMMITMENTS – LOUCOS PELA FAMA

The Commitments, Irlanda/Reino Unido/EUA, 1991
De Alan Parker
Com Robert Atkins, Michael Aherne, Angeline Ball
Baseado no romance homônimo de Roddy Doyle

• BAFTA 92 – Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado e Montagem

Inspirado por ídolos da black music americana, como Aretha Franklin e Otis Redding, Jimmy Rabbitte sonha em formar uma banda de soul. Seu único empecilho é morar na Irlanda, país em que o ritmo não faz muito sucesso. Sem perder o ânimo, Jimmy começa fazer testes com músicos na casa de seus pais e forma os Commitments.

coracao louco

CORAÇÃO LOUCO

Crazy heart, EUA, 2009
De Scott Cooper
Com Jeff Bridges, Maggie Gyllenhaal, Colin Farrell
Baseado no romance homônimo de Thomas Cobb

• Oscar 2010 – Melhor Ator e Melhor Canção Original (The weary kind)
• Globo de Ouro 2010 – Melhor Ator em Drama e Melhor Canção Original (The weary kind)
• Screen Actors Guild 2010 – Melhor Ator em Drama

Otis “Bad” Blake é um músico country aposentado e alcoólatra, cujo único resquício da carreira é uma série de apresentações em bares de segunda categoria. Durante uma viagem para o Novo México, Blake conhece Jean, uma jornalista que deseja fazer uma matéria sobre o músico. O relacionamento entre os dois se transforma em um romance e Jean e seu filho, Buddy, passam a ser uma família para Blake. Ao mesmo tempo, um cantor em ascensão convida Blake para compor uma música para seu novo disco.

dreamgirls

DREAMGIRLS – EM BUSCA DE UM SONHO

Dreamgirls, EUA, 2006
De Bill Condon
Com Beyoncé Knowles, Jennifer Hudson, Eddie Murphy
Baseado no musical da Broadway homônimo de Tom Eyen e Henry Krieger

• Oscar 2007 – Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Som
• BAFTA 2007 – Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson)
• Globo de Ouro 2007 – Melhor Filme (Comédia ou Musical), Ator Coadjuvante (Eddie Murphy) e Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson)
• Screen Actors Guild 2007 – Melhor Ator Coadjuvante (Eddie Murphy) e Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson)

Inspirado na história de Diana Ross e do grupo The Supremes, o filme conta a história do trio The Dreamettes. Durante a ascensão da black music nos Estados Unidos, a banda é contratada por um selo e alcança a fama com o nome de The Dreams. Porém, as maquinações da indústria da música vão ameaçar a amizade de suas integrantes.

escola de rock

ESCOLA DE ROCK

School of Rock, EUA/Alemanha, 2003
De Richard Linklater
Com Jack Black, Mike White, Joan Cusack

Demitido de sua banda de rock e prestes a ser expulso de casa pela namorada do melhor amigo, Dewey Finn finge ser professor para conseguir uma vaga de substituto em uma prestigiada escola e pagar suas contas. Designado para uma turma de quarta série, Finn começa a ver em seus alunos um forte potencial para a música. Especialmente Zack, um jovem ás da guitarra, que pode ajudá-lo a vencer a Batalha das Bandas. O estudo é colocado em segundo plano quando Finn resolve treinar as crianças para a competição, sem o conhecimento da escola.

Estrela sobe

A ESTRELA SOBE

Brasil, 1974
De Bruno Barreto
Com Betty Faria, Carlos Eduardo Dolabella, Odete Lara
Baseado no livro homônimo de Marques Rebelo

Leniza foi uma famosa cantora do passado, e agora faz parte do júri de um programa de calouros da televisão. Ela relembra toda a sua trajetória artística, desde quando era uma humilde vendedora de um laboratório farmacêutico e sonhava com a fama, aos tempos áureos do rádio.

forca do carinho

A FORÇA DO CARINHO

Tender mercies, EUA, 1983
De Horton Foote
Com Robert Duvall, Tess Harper, Betty Buckley

• Oscar 84 – Melhor Ator e Roteiro Original
• Globo de Ouro 84 – Melhor Ator

Alcóolatra em recuperação, o ex-cantor country Mac Sledge tenta botar a vida nos eixos depois de começar um relacionamento com uma jovem viúva. Para isso, Sledge tentará contatar sua filha distante e, quem sabe, voltar aos palcos.

guarda costas

O GUARDA-COSTAS

The bodyguard, EUA, 1992
De Mick Jackson
Com Whitney Houston, Kevin Costner, Gary Kemp

A popstar Rachel Marron recebe uma série de ameaças de um desconhecido e seus empresários contratam os serviços de um ex-agente do serviço secreto para protegê-la. Conforme as ameaças à vida de Rachel se tornam cada vez mais reais, a cantora começa a se aproximar de seu segurança e um romance tem início entre os dois. Apesar de ter sido indicado ao Oscar nas duas categorias de música, o filme também figurou na lista do Framboesa de Ouro de 1993 e foi eleito o pior filme na retrospectiva do Cine Arte UFF daquele ano.

hedwig

HEDWIG – ROCK, AMOR E TRAIÇÃO

Hedwig and the angry inch, EUA, 2001
De John Cameron Mitchell
Com John Cameron Mitchell, Miriam Shor, Stephen Trask
Baseado no livro homônimo de John Cameron Mitchell

• Festival de Berlim 2001 – Teddy de Melhor Filme
• Festival de Sundance 2001 – Melhor Direção (Ficção) e Prêmio do Público de Melhor Filme (Ficção)

Apaixonada por um soldado americano, a transexual Hedwig vê na cirurgia de redesignação sexual e no casamento sua chance de deixar para trás a Alemanha Oriental. Anos depois, Hedwig se torna líder de uma banda de rock e conta a história de sua vida em uma turnê pelos Estados Unidos. No caminho, ela esbarra constantemente com Tommy, um ex-amante que partiu seu coração e roubou suas músicas.

isto e spinal tap

ISTO É SPINAL TAP

This is Spinal Tap, EUA, 1984
De Rob Reiner
Com Rob Reiner, Michael McKean, Christopher Guest

Em estilo documental, o filme acompanha a reunião da banda de heavy metal britânica Spinal Tap em uma nova turnê pelos Estados Unidos. Acompanhados por um fã e sua câmera, os músicos acabam por cair em uma crise que chega ao seu ponto máximo em um lendário show que usa como cenário uma réplica do monumento de Stonehenge.

Nasce uma estrela

NASCE UMA ESTRELA

A star is born, EUA, 1976
De Frank Pierson
Com Barbra Streisand, Kris Kristofferson

• Oscar 77 – Melhor Canção (Evergreen)

Terceira versão de uma mesma história (os outros dois filmes são de 1937 e 54), tem duas alterações importantes no roteiro: a protagonista era atriz e virou cantora e a busca pela fama em Hollywood se transformou em ascensão no universo do pop rock americano. Grande sucesso de público, é considerado o mais fraco dos três filmes, pois escorrega no melodrama, mas é cultuado pelos fãs de Streisand.

Piratas do Rock

OS PIRATAS DO ROCK

The boat that rocked, Reino Unido/Alemanha/França, 2009
De Richard Curtis
Com Phillip Seymour Hoffman, Bill Nighy, Nick Frost

Apesar de não serem de nenhuma banda, os personagens de Piratas do Rock certamente teriam tido um impacto na história da música tão grande quanto o de muitos músicos por aí. Decepcionados com a programação das rádios britânicas, um grupo de DJs se junta para criar uma rádio pirata. Transmitindo diretamente de alto mar, eles oferecem aos jovens da Inglaterra dos anos 60 o melhor do pop e do rock que a BBC se recusava a levar ao ar.

Por volta da meia-noite

POR VOLTA DA MEIA-NOITE

Round midnight, França/EUA, 1986
de Bertrand Tavernier
com Dexter Gordon, François Cluzet

• Oscar 87 – Melhor Trilha Sonora
• Cesar 87 – Melhor Trilha Sonora e Som

Inspirado na relação de amizade entre o crítico de jazz Francis Paudras e o músico Bud Powell, o filme se passa em 1959. Dentro do clube Blue Note, em Paris, um veterano e talentoso músico de Jazz extrai uma eloquente melodia de seu sax tenor. Do lado de fora, uma jovem parisiense é atraído pelas belas notas. Em breve, eles erguerão uma amizade que acenderá a centelha de genialidade final na carreira do músico. Com trilha sonora de Herbie Hancock, é uma elegante ode ao Bebop – estilo jazzístico surgido após a segunda guerra mundial – e aos afro-americanos expatriados que o criaram e viveram dele.

quase famosos

QUASE FAMOSOS

Almost famous, EUA, 2000
De Cameron Crowe
Com Patrick Fugit, Kate Hudson, Billy Crudup

• Oscar 2001 – Melhor Roteiro Original
• BAFTA 2001 – Melhor Roteiro Original e Som
• Globo de Ouro 2001 – Melhor Filme (Comédia ou Musical) e Atriz Coadjuvante (Kate Hudson)

William Miller é um garoto de 15 anos, superprotegido pela mãe, que sonha em ser jornalista de rock. Um dia, William consegue um bico na revista Rolling Stone, acompanhando a turnê de uma banda estreante chamada Stillwater. Mentindo a idade, William parte em uma viagem pelos Estados Unidos no ônibus da banda e terá sua vida mudada para sempre.

Stelinha

STELINHA

Brasil, 1990
De Miguel Faria Jr.
Com Ester Góes, Marcos Palmeira

• Gramado 90 – Melhor Filme, Atriz, Prêmio do Público, da Crítica e mais oito prêmios

A ascensão e queda de uma ex-estrela do rádio brasileiro dos anos 50. Com três meses de aluguel vencido, Stelinha afoga sua frustração com o presente inglório no fundo de um copo. Durante um de seus ataques de depressão é socorrida por Eurico, líder de uma banda de rock. Stelinha era o ídolo de sua mãe e, por compaixão, o rapaz tenta reerguê-la, dando lhe a oportunidade de um novo começo. O grande desafio, porém, será enfrentar o derrotismo da própria cantora.

The Wonders

THE WONDERS – O SONHO NÃO ACABOU

That thing you do, EUA, 1996
De Tom Hanks
Com Tom Hanks, Liv Tyler, Tom Everett Scott

Em 1964, os Estados Unidos estão sendo varridos pela beatlemania. Trabalhando na loja de eletrodomésticos de seu pai, Guy Patterson sonha com uma vida mais parecida com a dos astros do rock. Sua sorte muda quando um grupo de amigos o convida para substituir o baixista em um show de sua banda, The Oneders. A entrada de Patterson era exatamente o que eles precisavam para alcançar o sucesso.

Velvet Goldmine

VELVET GOLDMINE

Velvet Goldmine, Reino Unido/EUA, 1998
De Todd Haynes
Com Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers, Christian Bale

• BAFTA 99 – Melhor Figurino
• Festival de Cannes 98 – Melhor Contribuição Artística (Todd Haynes)

O jornalista Arthur Stuart é convocado por seu chefe para investigar o paradeiro do antigo ídolo do glam rock Brian Slade, que se tornou infame depois de forjar seu próprio assassinato nos anos 70. Um dos muitos ex-fãs de Slade, Stuart reluta em escrever a matéria, mas acaba cedendo e saindo em busca do paradeiro do músico.

Skip to content