Mulheres cineastas – Parte 2

O mais interessante a ser ressaltado nesta segunda parte é a grande quantidade de diretoras de cinema nascidas no curto período de 12 anos. E também a diversidade de origens, com representantes de todos os continentes.

A seguir, as mais importantes cineastas nascidas entre 1947 e 1959.

MOUFIDA TLATLI

Tunísia, 1947

Moufida Tlatli

Nascida numa tradicional família tunisiana, descobriu o cinema com seu professor de filosofia. Depois de estudar montagem na IDHEC (atual Fémis, em Paris), onde formou-se em 1981, voltou para a Tunísia e montou vários filmes. Em 1994, dirigiu seu primeiro longa-metragem, o premiado “Os silêncios do palácio”. Em 2001, fez parte do júri do Festival de Cannes. Após a revolução tunisiana, foi nomeada Ministra da Cultura da Tunísia.

Filmes
Os silêncios do palácio – 1994
La saison des hommes – 2000
Nadia et Sarra – 2004

Principais prêmios
Cannes 94 – Câmera de Ouro / Menção Especial (Os silêncios do palácio)
Toronto 94 – Prêmio da Crítica (Os silêncios do palácio)

AGNIESZKA HOLLAND

Varsóvia, Polônia, 1948

Agnieszka Holland

Filha de jornalistas altamente engajados, é reconhecida por suas contribuições políticas para o cinema polonês. Após o colegial, decidiu estudar na Academia de Cinema de Praga, pois, na época, se interessava mais pelo cinema da Tchecoslováquia que o da Polônia. Roteirista, diretora de cinema e TV, tem feito incursões com sucesso em Hollywood e atuado como professora de cinema em Nova York.

Principais filmes
Goraczka. Dzieje jednego pocisku – 1981
Filhos da guerra – 1990
O Jardim Secreto – 1993
Eclipse de uma Paixão – 1995
In darkness – 2011

CLAIRE DENIS

Paris, França, 1948

Claire Denis

Criada na África colonial, aonde seu pai era oficial, Claire e sua família mudavam-se a cada dois anos, devido à intensa curiosidade de seu pai por geografia. Estudou economia, mas logo largou o curso, indo para a IDHEC, uma escola de cinema francesa. Depois de formada, foi assistente de Jacques Rivette, Costa-Gavras, Jim Jarmusch, e Wim Wenders. Famoso pela mise-en-scène vigorosa, o cinema de Denis gravita entre narrativas sobre o estranhamento, a sexualidade, a intimidade, a subjetividade das relações, o estrangeiro.

Principais filmes
Nénette et Boni – 1996
Beau travail – 1999
Minha terra África – 2009

MARLEEN GORRIS

Roermond, Holanda,1948

Marleen Gorris

Nascida em uma família de classe trabalhadora protestante, Gorris estudou Drama na Universidade de Amsterdam e fez mestrado em Teatro na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Sem experiência em cinema, escreveu e dirigiu seu primeiro filme, que causou polêmica e enorme impacto. A opressão sofrida pelas mulheres marcou suas primeiras obras. Posteriormente adaptou para as telas romances consagrados de Virginia Woolf e Vladimir Nabokov.

Principais filmes
Uma questão de silêncio – 1982
A excêntrica família de Antonia – 1995
Sra. Dalloway – 1997
O último lance – 2000

Principais prêmios
Oscar 96 – Melhor Filme em Língua Estrangeira (A excêntrica família de Antonia)

LÚCIA MURAT

Rio de Janeiro, Brasil, 1949

Lúcia Murat

Estudou Economia e se envolveu com o movimento estudantil. Com a decretação do AI-5 em dezembro de 1968, entrou para o grupo MR-8. Presa em 1971, foi torturada e encarcerada por três anos e meio. Seu primeiro longa-metragem, o semidocumentário “Que bom te ver viva”, estreou internacionalmente no Festival de Toronto e revelou uma cineasta dedicada a temas políticos e femininos.

Principais filmes
Que bom te ver viva – 1988
Quase dois irmãos – 2003
Uma longa viagem – 2011

Principais prêmios
Brasília 89 – Melhor filme – Júri Oficial, Júri Popular e Crítica (Que bom te ver viva)
Festival do Rio 2004 – Melhor Diretor e Prêmio da Crítica (Quase dois irmãos)
Gramado 2011 – Melhor filme – Júri Oficial e Júri Popular (Uma longa viagem)

NANCY MEYERS

Filadélfia, EUA, 1949

Nancy Meyers

Diretora, produtora e roteirista, se interessou por teatro ainda adolescente. Formou-se em jornalismo e se mudou para Los Angeles, onde logo conseguiu emprego como assistente de produção na rede CBS. Dois anos depois abandonou a televisão para se dedicar a estudar cinema e desenvolver roteiros. Com outros dois escritores, foi autora do roteiro de “A Recruta Benjamin”, de 1980, grande sucesso que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Mas somente dezoito anos depois dirigiria seu primeiro filme, iniciando uma carreira que conta com comédias românticas bastante populares.

Principais filmes
Do que as mulheres gostam – 2000
Alguém tem que ceder – 2003
O amor não tira férias – 2006
Simplesmente complicado – 2009

TIZUKA YAMASAKI

Porto Alegre, Brasil, 1949

Tizuka Yamasaki

Um ano depois de seu nascimento em Porto Alegre, seus pais decidiram regressar para Atibaia, SP, onde cresceu. Aos quinze anos se mudou para São Paulo e aos 21 foi para Brasília, onde cursou Arquitetura. Quando a faculdade foi fechada, Tizuka decidiu estudar cinema na UFF, em Niterói. Em 1978 fundou sua própria produtora, a CPC, que produziu filmes como “Bar Esperança”, “Rio Babilônia” e “Idade da Terra”, o último filme de Glauber Rocha. Em 1980 realizou “Gaijin”, seu primeiro longa-metragem. Dirigiu vários filmes voltados para o público infantil, além de novelas e séries.

Principais filmes
Gaijin – Os caminhos da liberdade – 1980
Parahyba mulher macho – 1983
Gaijin – Ama-me como sou – 2005

Principais prêmios
Cannes 80 – Prêmio da Crítica / Menção Especial (Gaijin – Os caminhos da liberdade)
Havana 80 – Melhor Filme (Gaijin – Os caminhos da liberdade)
Gramado 80 – Melhor Filme e Roteiro (Gaijin – Os caminhos da liberdade)
Brasília 83 – Prêmio do Público (Parahyba mulher macho)

CHANTAL AKERMAN

Bruxelas, Bélgica, 1950

Chantal Akerman

Desde a adolescência se interessou pelo cinema de autor, tendo como uma de suas principais referências o cineasta Jean-Luc Godard. Sua obra é marcada por uma linguagem bastante particular e criativa. A temática de seus filmes caminha desde uma visão crítica do comportamento da classe média, atendo-se principalmente à mulher, até problemas políticos. Alcançou reconhecimento com um de seus primeiros filmes, “Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles”. É roteirista, produtora, e aparece como atriz em parte de seus filmes, tendo também trabalhado em obras de outros diretores.

Principais filmes
Jeanne Dielman, 23 quai du commerce, 1080 Bruxelles – 1975
Les rendez-vous d’Anna – 1978
Um divã em Nova York – 1996
De l’autre côté – 2002
Demain on déménage – 2004

KATHRYN BIGELOW

San Carlos, EUA, 1951

Kathryn Bigelow

Estudou no Instituto de Arte de São Francisco e é pintora, além de produtora, roteirista e diretora. Fez pós-graduação em Cinema na Universidade de Columbia. Na década de 1990 dividiu seus trabalhos no cinema com direção de episódios de seriados de tv. Foi a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção. Em 2010, foi nomeada uma das pessoas mais influentes do ano pela revista Time.

Principais filmes
Quando chega a escuridão – 1987
Caçadores de emoção- 1991
Estranhos prazeres – 1995
Guerra ao terror – 2008
A hora mais escura – 2012

Principais prêmios
Oscar 2010 – Melhor Filme e Direção (Guerra ao terror)
BAFTA 2010 – Melhor Filme e Direção (Guerra ao terror)

SANDRA WERNECK

Rio de Janeiro, Brasil, 1951

SANDRA WERNECK

Roteirista e diretora, descobriu seu interesse pelo cinema ainda na adolescência. Por causa das dificuldades que enfrentou, percebeu que o cinema poderia ser um meio muito interessante para contar histórias e fugir da realidade. Essa “fuga” a levou para os documentários de curta e média duração, com ênfase em temas de cunho social. Anos depois passaria para a ficção com comédias românticas de grande sucesso e voltaria aos documentários com longas-metragens.

Principais filmes
Pena prisão – 1984
Pequeno dicionário amoroso – 1997
Cazuza – O tempo não pára – 2004, co-dirigido por Walter Carvalho
Meninas – 2006
Sonhos Roubados – 2009

Principais prêmios
Grande Prêmio Cinema Brasil – Melhor Filme e outros 6 prêmios (Cazuza – O tempo não pára)
Festival do Rio 2009 – Prêmio do Público (Sonhos Roubados)

TEREZA TRAUTMAN

São Paulo, Brasil, 1951

Teresa Trautman

Desde muito jovem envolveu-se com a cena cultural paulistana e integrou a Reunião de Produtores Independentes, junto com João Batista de Andrade, Luís Sérgio Person, João Silvério Trevisan e Carlos Reichenbach. Diretora, produtora e roteirista, dividiu-se entre o cinema e a TV, atuando na Globo entre 73 e 82. Entre 95 e 2005 distribuiu mais de 150 filmes de longa metragem para exibição nas TVs brasileiras, e desde 2004 é a diretora geral da programadora responsável pelo CINEBRASILTV, o canal da produção independente nacional na TV por assinatura.

Principais filmes
Os homens que eu tive – 1973
O caso Ruschi – 1977
Sonhos de menina moça – 1988

Principais prêmios
Brasília 1978 – Prêmio Especial do Juri (O caso Ruschi)

SUSAN SEIDELMAN

Filadélfia, EUA, 1952

Susan Seidelman

Estudou Moda e Artes na Universidade Drexel, na Filadélfia. Seu primeiro longa foi exibido no Festival de Cannes e o segundo – “Procura-se Susan desesperadamente” – fez enorme sucesso de público e lançou moda com o figurino usado por Madonna. Realizou “O clube da feliz idade” a pedido de sua mãe, que vive numa casa de repouso na Flórida.

Principais filmes
Procura-se Susan desesperadamente – 1985
Ela é o diabo – 1989
O clube da feliz idade – 2005

JANE CAMPION

Wellington, Nova Zelândia, 1954

Jane Campion

Diretora e roteirista, cursou Antropologia na Victoria University of Wellington, e Belas Artes no Sydney College of the Arts, nos anos 70. Começou a fazer curtas no início da década de 80, frequentando a Escola Australiana de Cinema e Televisão. Seu primeiro curta-metragem, “Peel”, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1986. Realizou seu primeiro longa em 89 e desde então fez outros seis filmes, além de curtas, vídeos e séries de televisão. Foi a única mulher a ganhar a Palma de Ouro de Melhor Filme em Cannes.

Principais filmes
Um anjo em minha mesa – 1990
O piano – 1993
Retratos de uma mulher – 1996
Em carne viva – 2003
O brilho de uma paixão – 2009

Principais prêmios
Veneza 90 – Leão de Prata, Grande Prêmio Especial do Juri e outros 3 prêmios (Um anjo em minha mesa)
Cannes 93 – Palma de Ouro (O piano)
Oscar 94 – Melhor Roteiro (O piano)
Cesar 94 – Melhor Filme Estrangeiro (O piano)

DORIS DÖRRIE

Hannover, Alemanha, 1955

Doris Dörrie

Em 1973 começou a estudar cinema no departamento de teatro da Universidade do Pacífico, em Stockton, Califórnia. Depois estudou na New School of Social Research e trabalhou em cafés e como apresentadora de filmes na Casa de Goethe, em Nova York. Em 75, de volta à Alemanha, estudou na Universidade de Televisão e Cinema de Munique, e escreveu críticas de cinema para o Süddeutsche Zeitung. Posteriormente trabalhou como voluntária em várias estações de televisão, e realizou documentários curtos antes de fazer seu primeiro longa. “Homens”, seu segundo filme de ficção, foi exibido no FestRio com grande sucesso e chamou a atenção por ser uma divertidíssima comédia, algo raro no cinema alemão da época.

Principais filmes
Homens – 1985
Hanami – Cerejeiras em Flor – 2008
Keiner liebt mich – 1994

MIRA NAIR

Bhubaneshwar, Índia, 1957

Mira Nair

Começou sua carreira como diretora de documentários para a televisão indiana. “India Cabaret”, sobre o dia-a-dia de strippers, saiu premiado do American Film Festival de 1986. Dois anos depois, lançou seu primeiro longa de ficção, “Salaam Bombay!”, indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Nair também trabalhou em filmes para a televisão americana, como “Hysterical Blindness”, da HBO. Em 2002, foi convidada para participar do projeto “11 de Setembro”, que reuniu curtas de onze países sobre o ataque às Torres Gêmeas. Seu segmento contava a história da família de um rapaz muçulmano que desaparece após o atentado. Seu último filme, “The Reluctant Fundamentalist”, foi lançado em abril de 2013 nos Estados Unidos e ainda não tem previsão para chegar ao Brasil.

Principais filmes
Salaam Bombay! – 1988
Mississippi Masala – 1991
Um casamento à indiana – 2001
Nome de família – 2006

Principais prêmios
Cannes 88 – Prêmio do Público e Câmera de Ouro (Salaam Bombay!)
Mostra de São Paulo 91 – Prêmio Especial da Crítica (Mississippi Masala)

MONIQUE GARDENBERG

Salvador, Brasil, 1958

Monique Gardenberg

Formada em Economia pela UFRJ, trabalhou como produtora cultural e foi agente de músicos como Djavan e Marina Lima. Em 1993, dirigiu o curta-metragem “Diário noturno”, seu primeiro trabalho como cineasta. O primeiro longa, “Jenipapo”, veio em 1996. Ao lado da irmã, Sylvia Gardenberg, fundou a Dueto Produções, responsável por eventos como o Free Jazz Festival e o TIM Festival. Além do cinema e da produção de eventos, trabalha em televisão, teatro e videoclipes.

Principais filmes
Jenipapo – 1996
Benjamim – 2003
Ó paí, ó – 2007

Principais prêmios
Miami Brazilian Film Festival 2004 – Melhor filme (Benjamim)

ANA LUIZA AZEVEDO

Porto Alegre, Brasil, 1959

Ana Luiza Azevedo

Uma das sócias da Casa de Cinema de Porto Alegre, fez sua estreia na direção com o curta “Barbosa”, ao lado de Jorge Furtado. Formada em Artes Plásticas pela UFRGS, lançou, em 2008, seu primeiro longa, “Antes que o mundo acabe”, baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha.

Principais filmes
Barbosa – 1988
Antes que o mundo acabe – 2008

Principais prêmios
Festival de Brasília 2002 – Prêmio da crítica (Dona Cristina perdeu a memória) (curta)
Festival de Gramado 2002 – Kikito de Ouro (Dona Cristina perdeu a memória)
Associação Paulista de Críticos de Arte 2011 – Troféu APCA (Antes que o mundo acabe)

Skip to content