AO MESTRE COM CARINHO

Os professores no cinema

Filmes sobre professores podem quase ser considerados um subgênero. Especialmente nos cinemas americano e britânico há uma longa tradição de obras em que um professor é o protagonista. Em geral é alguém que tem que enfrentar contratempos, como uma turma difícil numa escola da periferia, questões raciais, um aluno complicado que precisa de atenção especial, ou é vítima de intrigas. Optamos por incluir nesta listagem apenas os principais exemplares dessa linha, já que buscamos contemplar a maior diversidade possível, seja nas abordagens, nos países de origem ou na época da produção, montando um abrangente painel dessa profissão tão difícil e tão desvalorizada em nosso país. Isso, aliás, se reflete no nosso cinema, já que há pouquíssimos filmes brasileiros em que um professor é protagonista.
Há comédias interessantes sobre o tema, e até mesmo filmes que se aproximam do terror, mas preferimos obras mais consistentes, que possam trazer alguma reflexão. Incrivelmente, muitas histórias levadas às telas há décadas soam extremamente atuais, o que é quase sempre bastante assustador. Ainda que alguns filmes sejam pessimistas, muitos são inspiradores e valem como homenagem aos nossos bravos mestres, afinal todos tivemos pelo menos um professor que marcou nossa trajetória e nos influenciou de forma definitiva para toda a vida.

ADEUS, MR. CHIPS

Goodbye, Mr. Chips, Reino Unido, 1939, 114’
De Sam Wood
Com Robert Donat, Greer Garson, Terry Kilburn

Goodbye, Mr. Chips, EUA, 1969, 155’
De Herbert Ross
Com Peter O’Toole, Petula Clark, Michael Redgrave

Adeus Mr Chips

O filme de 1939 foi a primeira de muitas adaptações do romance de James Hilton. Em 1969, Goodbye, Mr. Chips foi refilmado como um musical. Em 1984 foi transformado num seriado da BBC, e em 2002 um telefilme foi feito para a ITV. Além disso, uma adaptação radiofônica estrelada por Laurence Olivier e Edna Best foi levada ao ar também em 1939 pela CBS. O filme conta a história de um introspectivo diretor inglês que dedicou toda a sua vida a seus alunos. Começa no início de sua carreira escolar, quando, apesar de bastante dedicado, o jovem professor não consegue ser popular com os estudantes. Após conhecer e se casar com Katherine, o professor se torna um homem mais amigável e afável, e ganha a confiança e amor de seus pupilos. A versão de 1939 deu o Oscar de Melhor Ator para Robert Donat; apesar de indicado, Peter O’Toole não venceu pela versão de 69, mas ganhou o Globo de Ouro e o National Board of Review.

TORTURA DO DESEJO

Hets, Suécia, 1944, 101’
De Alf Sjöberg
Com Stig Järrel, Alf Kjellin, Mai Zetterling

Tortura do desejo

Um professor de latim, sádico, apelidado pelos alunos de Calígula, rege suas aulas como um tirano. Mostra-se particularmente rígido com Jan-Erik Widgren. Numa noite ao retornar para casa, Widgren encontra uma moça chorando, Bertha. Decide ajuda-la e reconduzi-la para casa. Mas esta aproximação irá desencadear uma série de eventos cada vez mais nebulosos e ameaçadores, já que o rapaz desconhece que Bertha também é vítima do sadismo do professor. O filme marca o início da carreira de Ingmar Bergman, aqui autor do roteiro.

SEMENTES DE VIOLÊNCIA

Blackboard jungle, EUA, 1955, 101’
De Richard Brooks
Com Glenn Ford, Anne Francis, Louis Calhern

Sementes da violencia

Richard Dadier é o novo professor da escola secundária de North Manual, numa área degradada de Nova York: tensões raciais, violência, gangs e apatia são uma constante. O honesto professor quer ajudar a mudar o seu pequeno canto do mundo, mas muitos acham que é uma causa perdida. A atuação de Glenn Ford é considerada uma das melhores de sua carreira.

O VENTO SERÁ TUA HERANÇA

Inherit the wind, EUA, 1960, 128’
De Stanley Kramer
Com Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly, Dick York

Vento sera tua herança

Baseado em caso real ocorrido em 1925. Numa cidade do estado do Tennessee, marcada pela forte presença da comunidade religiosa, professor é acusado de desrespeitar uma lei estadual que proíbe o ensino da Teoria da Evolução de Darwin em escolas públicas. O caso vai parar no tribunal, onde acontecem inflamados debates ideológicos, que mexem com a localidade e com seus habitantes. ”O Julgamento do Macaco” (Monkey Trial), como ficou conhecido, foi o primeiro a ser transmitido por rádio e teve repercussão mundial pelo fato da defesa ter sido impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas em favor da teoria da evolução. Urso de Prata Melhor Ator (Fredric March) no Festival de Berlim 1960.

INFÂMIA

The Children’s Hour, EUA, 1961, 108’
De William Wyler
Com Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, James Garner, Fay Bainter

Infamia

Em uma escola particular para meninas da Nova Inglaterra, uma aluna rica, mimada e despeitada, acusa as duas professoras que dirigem a instituição de manterem um relacionamento homossexual. A notícia se espalha e, em poucos dias, a escola fica às moscas; quem apoia as professoras sofre consequências. As duas decidem então abrir um processo por calúnia que chega às primeiras páginas dos jornais de todo o país e transforma a vida delas em um inferno. Baseado em peça teatral homônima de Lillian Hellman, que roteirizou sua obra para o cinema.

O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

The Miracle Worker, EUA, 1962, 102’
De Arthur Penn
Com Anne Bancroft, Patty Duke, Victor Jory

Milagre de Anne Sullivan

Baseado na vida real de Helen Keller (e em seu próprio livro), o filme conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O inevitável confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha, mimando-a, sem nunca lhe terem ensinado algo concreto, é um dos pontos centrais da trama. Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante no Oscar 63.

AO MESTRE COM CARINHO

To Sir, with love, Reino Unido, 1967, 105’
De James Clavell
Com Sidney Poitier, Judy Geeson, Suzy Kendall

Ao mestre com carinho

Mark Thackeray é engenheiro, negro, imigrante e resolve dar aulas em Londres enquanto não consegue emprego em sua área. Ele começa a ensinar a uma turma de alunos majoritariamente branca em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara com adolescentes indisciplinados, que vêm de lares violentos e descontam suas dificuldades sobre os professores. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio.

SUBINDO POR ONDE SE DESCE

Up the down staircase, EUA, 1967, 124’
De Robert Mulligan
Com Sandy Dennis, Patrick Bedford, Eileen Heckart

Subindo por onde se desce

A jovem professora Sylvia Barret chega a Calvin Coolidge cheia de ideias. Na inocência, logo no primeiro dia sobe as escadas por onde os alunos descem e por isso é advertida pelo diretor. O segundo passo é encontrar sua desordeira classe. Mesmo sendo desrespeitada, a jovem professora de literatura investe todo seu talento para tentar alcançar a alma daqueles alunos. Baseado no romance de Bel Kaufman é, ao lado de Ao mestre, com carinho, um dos principais representantes do gênero e influenciou vários cineastas a realizarem filmes sobre a relação entre professores e alunos.

A PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA

The prime of Miss Jean Brodie, Reino Unido/Eua, 1969, 116’
De Ronald Neame
Com Maggie Smith, Gordon Jackson, Robert Stephens, Pamela Franklin

Primavera de uma solteirona

Edimburgo, 1932. Jean Brodie é uma professora em uma escola para meninas, que inspira suas estudantes com suas ideias sobre arte, música e política, sendo que a última é baseada em noções românticas, que a levam a expressar sua admiração pelo fascismo. Jean fez um pequeno círculo social de alunas que a adoram. Ela não consegue manter os detalhes mais íntimos de sua vida privada em segredo. Paralelamente, a senhorita MacKay, a séria diretora da escola, desaprova a influência de Jean, tendo suspeitas sobre a impropriedade das ações da professora. À medida que a senhorita Brodie se envolve em batalhas com as cabeças rígidas da escola e confunde dois homens apaixonados por ela, também terá de enfrentar o maior julgamento de sua vida, quando sua carreira e vida tornam-se ameaçadas por uma de suas próprias alunas. Oscar 1970 de Melhor Atriz.

O GAROTO SELVAGEM

L’enfant sauvage, França, 1970, 83’
De François Truffaut
Com Jean-Pierre Cargol, François Truffaut, Françoise Seigner

Garoto selvagem

Cantão de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui cerca de doze anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron. Alimenta-se de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard se interessa pelo menino, que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação. Itard começa a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos poucos obtém resultados.

O PROFESSOR

El profe, México, 1971, 120’
De Miguel M. Delgado
Com Mario Moreno ‘Cantinflas’, Marga López, Arturo de Córdova

O professor

Sócrates García é professor de escola primária. Seus métodos de ensino, misturando comédia e rigidez, fazem com que ele seja adorado pelos alunos, que carinhosamente o chamam de Profe. Por ser o único mestre solteiro, o diretor da escola o convida a trabalhar em um colégio de zona rural, na cidade de Romeral. Animado com a nova tarefa, ele aceita, mas ao chegar lá descobre que o local é controlado com mãos de ferro por um senhorio que deseja que as crianças não sejam educadas, a fim de manter o seu poder no meio da ignorância.

CONRACK

Conrack, EUA, 1974, 106’
De Martin Ritt
Com Jon Voight, Paul Winfield, Madge Sinclair

Conrack

Ilha de Yamacraw, Carolina do Sul, março de 1969. O branco Pat Conroy , que no passado fora racista, chega para ser professor numa escola que tem como alunos crianças negras pobres. Na verdade toda a ilha é habitada por negros pobres, com exceção de um comerciante. A escola é pouco mais de um casebre e os alunos não conseguem dizer Conroy, pois no isolamento criaram um dialeto e só o chamam de Conrack. Eles são analfabetos, não conseguem contar e nem sabem em qual país vivem. Pat tenta trazer uma educação melhor, mas o primeiro obstáculo é a diretora da escola. Para ela os alunos são lentos e preguiçosos e a única forma de educá-los é no chicote. Pat joga fora o livro de regras e lições pedagógicas, toca música clássica, lhes mostra filmes, lhes ensina a nadar e explica a importância de escovar os dentes, porém os métodos pouco ortodoxos desagradam seus superiores.

A PATRIOTA

Die Patriotin, Alemanha, 1979, 121’
De Alexander Kluge
Com Hannelore Hoger, Dieter Mainka, Alfred Edel

Patriota

A professora de história Gabi Teichert busca as raízes da história alemã. Para Teichert, o pior inimigo da Alemanha é a sua própria história, contra a qual ela decide rebelar-se solitariamente. Com o cuidado de um arqueólogo, ela cava buracos, se ocupa de temas como bombardeios, intervém em um congresso do Partido Social-Democrata e investiga a história do corpo humano em uma jornada caótica sobre os acontecimentos recentes ou antigos do país. Uma colagem cheia de humor, mas que também deixa espaço para o sonho e a fantasia.

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO

Le déclin de l’empire américain, Canadá, 1986, 101’
De Denys Arcand
Com Dominique Michel, Louise Portal, Rémy Girard

AS INVASÕES BÁRBARAS

Les invasions barbares, Canadá/França, 2003, 99’
De Denys Arcand
Com Rémy Girard, Dorothée Berryman, Stéphane Rousseau

Declinio do Imperio

No filme de 86 – Prêmio da Crítica no Festival de Cannes –, quatro professores universitários conversam sobre assuntos diversos enquanto preparam um jantar. Ao mesmo tempo, em uma academia de ginástica, quatro mulheres conversam sobre os problemas de relacionamento entre homens e mulheres. A partir da metade do filme todos se encontram para um jantar e discutem sobre os mais variados temas, entre eles moral, liberação sexual, valor da intelectualidade, conhecimento e liberdade. Um dos pontos que mais chamou a atenção na época foi o fato dos homens cozinharem enquanto as mulheres estavam numa academia, espaço que, nos anos 80, ainda era pouco frequentado por elas. Retomados em 2003, os personagens têm que encarar o câncer terminal de um deles. O cultuado As invasões bárbaras ganhou o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Atriz e Roteiro em Cannes e outros 44 prêmios.

ANJOS DO ARRABALDE – AS PROFESSORAS

Brasil, 1987, 90’
De Carlos Reichenbach
Com Betty Faria, Clarisse Abujamra, Irene Stefânia, Vanessa Alves

Anjos do arrabalde

O filme conta a história e o cotidiano de três professoras na periferia de São Paulo: Carmo abandona o magistério por pressão do marido machista; Dália sustenta o irmão viciado e é vítima de preconceito por causa de sua vida sexual e pelo romance com um homem casado; Rosa está desiludida da profissão. Há ainda a história da amiga Aninha, uma manicure, e suas tragédias. Melhor Filme, Atriz (Betty Faria) e Atriz Coadjuvante (Vanessa Alves) no Festival de Gramado 87.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Dead Poets Society, 1989, 128’
De Peter Weir
Com Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard

Sociedade dos poetas mortos

Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a Sociedade dos Poetas Mortos. Ao contrário de apoiar os pilares da escola – tradição, honra, disciplina e excelência –, o professor inspira seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. Melhor Roteiro Original no Oscar 1990.

O JARRO

Khomreh, Irã, 1992, 86’
De Ebrahim Foruzesh
Com Behzad Khodaveisi, Fatemeh Azrah, Abbas Khavaninzadeh

Jarro

O filme se passa em uma pequena aldeia no deserto iraniano. Em uma escola, o único jarro que serve de recipiente para as pessoas beberem água quebra, fazendo com que os alunos passem sede e tenham que fazer uma longa caminhada até o rio para poder beber água. O professor é uma figura fundamental naquela comunidade, e é ele quem mobiliza todos nos esforços para que o jarro seja consertado. Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 94 e Prêmio do Juri no Festival de São Paulo 94.

MADADAYO

Madadayo, Japão, 1993, 134’
De Akira Kurosawa
Com Tatsuo Matsumura, Kyôko Kagawa, Hisashi Igawa

Madadayo

O filme é baseado na história real do professor Uchida Hyakken, que se aposentou depois de trinta anos lecionando literatura alemã para se tornar escritor. Com grande carisma e humor peculiar, conquistou o respeito e a amizade de seus alunos. Todos os anos, no dia de seu aniversário, é comemorado o Madakai, quando os alunos perguntam Mada kai? (Pronto?), e ele, depois de uma imensa taça de cerveja, responde Mada dayo! (Ainda não!), significando que todos terão que “aguentá-lo” por mais um ano. Último filme de Kurosawa, e também o último de Ishirô Honda, seu grande amigo, diretor assistente, co-roteirista deste Madadayo e considerado o “pai” do Godzilla. O fundo surrealista que aparece na sequência final foi pintado pelo próprio Kurosawa.

OLEANNA

Oleanna, Reino Unido/EUA, 1994, 89’
De David Mamet
Com William H. Macy, Debra Eisenstadt

Oleanna

Mamet adaptou seu próprio texto teatral para o cinema, contando praticamente com dois personagens: um professor universitário e uma aluna que vai mal no curso. Inicialmente o professor oferece ajuda à aluna, o que é interpretado por ela como assédio. Os dois partem para um duro embate, quando ele a confronta sobre a acusação. Mamet trata de questões como poder, incomunicabilidade, diferenças culturais, ética e intolerância, e desafia o espectador a tirar suas próprias conclusões.

NENHUM A MENOS

Yi ge dou bu neng shao, China, 1999, 106’
De Zhang Yimou
Com Minzhi Wei, Huike Zhang, Zhenda Tian

Nenhum a menos

Quando o professor da escola primária de uma pequena aldeia rural em Shuiquan tem que se afastar do trabalho por um mês, a única pessoa que pode substituí-lo é Wei, uma tímida jovem de treze anos sem experiência alguma na arte de lecionar. Ela recebe a ordem de que deve manter todos os alunos na escola e não deixar nenhum partir. Obstinada, ela fará de tudo para cumprir o plano. Leão de Ouro e outros três prêmios no Festival de Veneza 99 e Prêmio do Público no Festival de São Paulo 99.

QUANDO TUDO COMEÇA

Ça commence aujourd’hui, França, 1999, 117’
De Bertrand Tavernier
Com Philippe Torreton, Maria Pitarresi, Nadia Kaci

Quando tudo comeca

Daniel Lefebvre é professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas da comunidade, mas é impossível para ele ignorar a miséria, a indiferença do governo e os sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando uma mãe aparece tão bêbada que acha melhor não levar os filhos pra casa, Daniel entra em contato com assistentes sociais, é ignorado e decide levar as duas crianças para sua casa. Ele então começa uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de problemas pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas. Prêmio da Crítica, do Júri Ecumênico e Menção Especial do Júri no Festival de Berlim 1999.

GAROTOS INCRÍVEIS

Wonder Boys, EUA/Alemanha/Reino Unido/Japão, 2000, 107’
De Curtis Hanson
Com Michael Douglas, Tobey Maguire, Robert Downey Jr., Katie Holmes, Frances McDormand

Garotos incriveis

Grady Tripp é professor universitário e gênio literário. Escreveu uma obra-prima que lhe garantiu um lugar de destaque na comunidade acadêmica. Ele vive um momento crucial: sua criatividade está bloqueada, ele foi abandonado mais uma vez, sua amante casada está grávida dele, seu editor está chegando à cidade e ele ainda se envolve em situações bizarras com alguns alunos. Ah, e fuma maconha, muita maconha! Um filme delicioso, com uma maravilhosa trilha sonora (Times have changed, Oscar de Melhor Canção, foi composta especialmente para o filme por Bob Dylan) e um elenco afiadíssimo.

O QUADRO NEGRO

Takhté siah, Irã/Itália/Japão, 2000, 88’
De Samira Makhmalbaf
Com Said Mohamadi, Behnaz Jafari, Bahman Ghobadi

Quadro-negro

Em busca de estudantes e de pessoas interessadas em aprender a ler e escrever, um grupo de professores curdos vaga por uma região de extremo perigo na fronteira do Irã com o Iraque, transportando quadros-negros em suas costas. Soldados armados patrulham os céus e as estradas. Nesse contexto, existe um papel para um professor? Há esperança? Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2000.

A PROFESSORA DE PIANO

La pianiste, Áustria/França/Alemanha, 2001, 131’
De Michael Haneke
Com Isabelle Huppert, Benoît Magimel, Annie Girardot

Professora de piano

Erika Kohut trabalha como professora de piano no Conservatório de Viena. Aos 40 anos, ela não bebe nem fuma, vive na casa de sua mãe e é extremamente rígida e exigente com seus alunos. Quando não está dando aulas Erika costuma frequentar cinemas pornôs e peep-shows, em busca de excitação. Logo ela inicia um relacionamento com Walter Klemmer, um de seus alunos, com quem realiza vários jogos perversos. Grande Prêmio do Juri, Melhor Ator e Melhor Atriz no Festival de Cannes 2001.

O FILHO

Le fils, Bélgica/França, 2002, 99’
De Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Com Olivier Gourmet, Morgan Marinee, Isabella Soupart

Filho

Olivier é um carpinteiro dedicado a ensinar sua arte para adolescentes problemáticos. Um dia aparece em sua classe um garoto, Francis, recém-saído do reformatório onde completou sentença de cinco anos por assassinato. Entre os dois emerge uma relação marcada pelo respeito, pela distância e, acima de tudo, por um terrível segredo. Melhor Ator e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes 2002.

HALF NELSON – ENCURRALADOS

Half Nelson, EUA, 2006, 106’
De Ryan Fleck
Com Ryan Gosling, Shareeka Epps

Half Nelson

Dan Dunne trabalha como professor em uma escola secundária, localizada na vizinhança pobre do Brooklyn. Desiludido com a realidade, ele não cumpre o currículo padrão da escola e tenta, de alguma forma, incentivar seus alunos a estudar os direitos alcançados com a Guerra Civil americana. Entretanto, fora de sala Dan recorre às drogas para superar a desilusão. Um dia ele é pego por uma de suas alunas, Drey. Apesar da diferença de idade e das condições sociais, eles aos poucos se aproximam. Melhor Ator e Melhor Atriz no Independent Spirit Awards 2007.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Entre les murs, França, 2008, 128’
De Laurent Cantet
Com François Bégaudeau

Entre os muros da escola

François e os demais professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreendê-los ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos. Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.

A ONDA

Die Welle, Alemanha, 2008, 107’
De Dennis Gansel
Com Jürgen Vogel, Frederick Lau, Amelie Kiefer, Jennifer Ulrich

Onda

Em uma escola da Alemanha, alunos têm de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é escolhido para dar aulas sobre autocracia, mas preferia anarquia. Seus alunos, parte da terceira geração após a Segunda Guerra Mundial, não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna. Então Rainer começa um experimento para mostrar o quão fácil é manipular as massas, propondo formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de A Onda ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar A Onda pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real.

AUSENTE

Ausente, Argentina, 2011, 91’
De Marco Berger
Com Carlos Echevarría, Javier De Pietro, Antonella Costa

Ausente

Sebastián é professor de natação. Durante uma aula precisa levar Martín, um dos alunos, para o hospital. Entre os dois se estabelece uma relação onde não ficam claras as intenções de Martín. Desejos ocultos, duplos sentidos e muita tensão se instalam entre os dois. Premiado com o Teddy no Festival de Berlim 2011, Ausente é considerado um filme menos importante que Plano B e Hawaí, obras de Berger também com temática homossexual.

O QUE TRAZ BOAS NOVAS

Monsieur Lazhar, Canadá, 2011, 94’
De Philippe Falardeau
Com Mohamed Fellag, Sophie Nélisse

O que traz boas novas

Quando a professora de uma escola primária de Montreal tem uma morte trágica, o substituto escolhido é Bachir Lazhar, um imigrante argelino carismático. Enquanto as crianças passam por um longo processo de luto, ninguém suspeita do passado doloroso do professor, ou do grande risco que Lazhar corre de ser deportado a qualquer momento. Indicado ao Oscar de Filme em Língua Estrangeira e ganhador de 29 prêmios.

O SUBSTITUTO

Detachment, EUA, 2011, 98’
De Tony Kaye
Com Adrien Brody, Christina Hendricks, Marcia Gay Harden

Substituto

O filme é uma crônica de três semanas nas vidas de vários professores do ensino médio, administradores e estudantes através dos olhos de um professor substituto chamado Henry Barthes, um homem brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto – nunca na mesma escola por mais de algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma ocupação perfeita para alguém que busca se isolar. Quando uma nova missão o coloca numa decadente escola pública, o mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva. Prêmio do Público no Festival de São Paulo 2011.

O PROFESSOR

Le professeur, Tunísia, 2012, 92’
De Mahmoud Ben Mahmoud
Com Ramzi Azaiez, Ahmed Hafiene, Lobna Mlika

Professor

Perspicaz abordagem dos direitos humanos na Tunísia nos anos 1970, o filme aborda o envolvimento de um professor da universidade de Direito com o governo de Habib Bourguiba. Nomeado pelo partido para defender a posição oficial da Liga dos Direitos Humanos durante um período de tensão com os sindicatos, Khalil Kalsaoui tem um caso extraconjugal com uma aluna. Quando ela é presa por suas opiniões políticas, ele tenta defendê-la, colocando em risco a carreira e a vida pessoal. As filmagens foram repetidamente interrompidas e só seriam concluídas após o sucesso da revolução de 2011.

MOMMY

Mommy, Canadá, 2014, 139’
De Xavier Dolan
Com Antoine-Olivier Pilon, Anne Dorval, Suzanne Clément

Mommy

Diane é surpreendida com a notícia de que seu filho, Steve, foi expulso do reformatório onde vive por ter incendiado a cafeteria do local. Os dois voltam a morar juntos, mas Diane enfrenta dificuldades pela falta de tempo e devido à hiperatividade de Steve, que muitas vezes o torna agressivo. Os dois apenas conseguem encontrar um certo equilíbrio quando a vizinha Kyla, uma professora que não consegue lidar com seus dramas pessoais, entra na vida deles. O inusitado formato da tela reflete a pressão vivida pelos personagens. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2014, Melhor Filme Estrangeiro no César 2014 e outros 43 prêmios.

NUMA ESCOLA DE HAVANA

Conducta, Cuba, 2014, 108’
De Ernesto Daranas
Com Alina Rodríguez,Armando Valdes Freire, Silvia Aguila

Numa escola de Havana

Chala, um garoto de onze anos, vive com sua mãe viciada em drogas. Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela, por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola, levando a um conflito que reflete o complexo sistema contemporâneo de Cuba. Melhor Filme e Ator no Festival de Havana 2014 e outros doze prêmios internacionais.

A PROFESSORA DO JARDIM DE INFÂNCIA

Haganenet, Israel/França, 2014, 119’
De Nadav Lapid
Com Sarit Larry, Avi Shnaidman, Ester Rada

Professora do Jardim de Infancia

Nira é professora do jardim de infância em Tel Aviv. Quando um de seus alunos, Yoav, de cinco anos, recita um surpreendente poema sobre amor não correspondido, Nira pergunta para a babá do menino de onde vêm os versos. Ela descobre que Yoav é um menino prodígio que consegue improvisar e decide utilizar a poesia dele como se fosse sua própria criação. Mas sua paixão pelo talento de Yoav torna-se uma estranha obsessão. Um filme desconcertante que coloca em cena diversas questões e dúvidas para o espectador.

Skip to content