Músicos e seus intérpretes no cinema


Aproveitando o Rock in Rio e continuando a sequência de postagens sobre o universo da música, reunimos agora biografias de músicos (na verdade cantores, em sua grande maioria), focando nos astros reais e seus intérpretes no cinema. Se em alguns casos a referência é direta e clara, em outros problemas legais impediram que roteiristas e produtores dessem nomes aos bois. Mas os fatos estão lá para deixar bem claro quem é quem.

O fato é que interpretar figuras populares é meio caminho para, no mínimo, receber indicações a prêmios importantes e, na melhor das hipóteses, colocar um Oscar na estante. Como artistas bem comportados dificilmente rendem boas biografias e acabam não merecendo um filme, os controversos e polêmicos, os drogados e os decadentes é que proporcionam aos atores e atrizes grandes performances. Vida afetiva conturbada também é ótimo requisito e morrer cedo ou tragicamente (de preferência as duas coisas) é garantia de sucesso nas telas.

Fieis ou não, as cinebiografias sempre fascinaram e se uma delas é sobre o seu ídolo, você não vai deixar de ver. E se ele ou ela estiver bem mais bonito que na vida real, quem vai reclamar? Enquanto outras biografias são esperadas (há uma produção anunciada para 2015, com rumores de Jean Dujardin como Carlos Gardel), listamos 31 astros da música que foram retratados no cinema.

AMÁLIA RODRIGUES / SANDRA BARATA BELO

Amalia

AMÁLIA

Portugal, 2008
De Carlos Coelho da Silva
Com Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Leonor Seixas, António Pedro Cerdeira

• Globo de Ouro Portugal 2009 – Melhor Atriz

O filme encontra a diva numa noite de 1984, em Nova York, num momento crítico em que memórias íntimas de uma vida inteira surgem de forma avassaladora: a precoce separação dos pais, o início da vida adulta, a paixão pelo guitarrista Francisco Cruz, o sucesso local e nacional, a ruptura do casamento. Segue-se uma fase de maturação artística e grande agitação na vida amorosa e, por fim, um período com traições familiares e doença. Amália é a biografia de uma mulher que atravessa o século XX para se transformar numa das maiores personalidades musicais de todos os tempos.

BILLIE HOLIDAY / DIANA ROSS

Ocaso de uma Estrela

O OCASO DE UMA ESTRELA

Lady sings the blues, EUA,1972
De Sidney J. Furie
Com Diana Ross, Billy Dee Williams, Richard Pryor

• Globo de Ouro 73 – Atriz Revelação

Poucos músicos tiveram uma vida mais conflituosa do que a lenda do blues/jazz Billie Holiday. Diana Ross foi uma aposta dos produtores, já que era uma estrela em ascensão. Ainda que Billie Holiday tenha tido uma infância difícil e mais tarde abusasse de álcool e outras drogas, muitos criticam o filme por ser uma versão light da vida da estrela. Somente a interpretação de Diana Ross é uma unanimidade e muitos questionam sua derrota no Oscar para Liza Minneli.

BOB DYLAN / CATE BLANCHETT

Nao estou la

NÃO ESTOU LÁ

I’m not there, EUA/Alemanha/Canadá, 2007
De Todd Haynes
Com Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger

• Globo de Ouro 2008 – Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett)
• Festival de Veneza 2007 – Prêmio CinemAvvenire de Melhor Filme, Prêmio Especial do Júri e Taça Volpi de Melhor Atriz (Cate Blanchett)

Conhecido pela antipatia que dispensa a repórteres e outros representantes da mídia, Bob Dylan não deu bola nem para Martin Scorsese quando o cineasta lançou o documentário “No direction home”, sobre a vida e a carreira do cantor. Porém, Dylan ficou mais do que satisfeito com a forma pouco convencional escolhida por Todd Haynes para contar sua história: em “Não estou lá”, seis atores interpretam seis diferentes facetas do músico folk e de suas influências. Mas o destaque fica por conta de Cate Blachett, que não apenas ficou idêntica a Dylan como incorporou perfeitamente os trejeitos do cantor – uma performance que rendeu uma série de elogios e premiações.

CAZUZA / DANIEL DE OLIVEIRA

Cazuza

CAZUZA – O TEMPO NÃO PARA

Brasil, 2004
De Walter Carvalho e Sandra Werneck
Com Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Faria

• Grande Prêmio Cinema Brasil 2005 – Melhor Ator, Filme e outros 5 prêmios

Biografia chapa-branca do controverso cantor e compositor. A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. Não tem Ney Matorosso, figura essencial na vida de Cazuza, mas tem tudo o que sua mãe autorizou. Extraordinária mesmo é a atuação de Daniel Oliveira, um marco na carreira do ator e uma das maiores do cinema brasileiro.

EDITH PIAF / MARION COTILLARD

Piaf

PIAF – UM HINO AO AMOR

La Môme, França/Reino Unido/Rep. Tcheca, 2007
De Olivier Dahan
Com Marion Cotillard, Sylvie Testud, Pascal Greggory

• Oscar 2008 – Melhor Atriz e Maquiagem
• BAFTA 2008 – Melhor Atriz, Maquiagem, Figurino e Música
• Cesar 2008 – Melhor Atriz, Fotografia, Figurino, Direção de Arte e Som
• Globo de Ouro 2008 – Melhor Atriz (Musical ou Comédia)

O filme retrata a vida da cantora Édith Piaf, desde sua infância até seu leito de morte. Nascida em Paris, Édith Giovanna Gassion demorou a conquistar prestígio como cantora. Após vários anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos, que lhe apelidou de La môme Piaf (pequeno passarinho) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem frequentados. Sua voz conquistou Paris e rapidamente Piaf passou a ser reconhecida por toda a Europa e, logo, pelo mundo inteiro. Mas por trás de uma carreira de sucesso, uma vida afetiva complicada e marcada por uma grande tragédia. A atuação de Cotillard, em especial nos shows e no trabalho de corpo na velhice, é uma das mais marcantes em se tratando de uma figura tão conhecida como Piaf.

ELZA SOARES / TAÍS ARAÚJO

Garrincha - Estrela Solitaria

GARRINCHA – ESTRELA SOLITÁRIA

Brasil/Chile, 2003
De Milton Alencar
Com Taís Araújo, André Gonçalves, Milhem Cortaz
Baseado no livro Estrela Solitária – um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro

• Miami Brazilian Film Festival 2004 – Melhor Atriz
• Recife 2004 – Melhor Música e Prêmio do Público de Melhor Filme

A vida de Garrincha, o “demônio das pernas tortas”, dentro e fora do campo, confrontando o mito do futebol mundial ao homem humilde do interior. As várias facetas de Mané Garrincha são mostradas a partir das lembranças de pessoas que lhe foram muito próximas e que o amaram de diferentes maneiras. As histórias que Elza Soares, Iraci, Sandro Moreyra e Nilton Santos viveram com Garrincha compõem uma visão multilateral de sua personalidade e de seu destino de glórias e tragédias. O filme foi bastante criticado em seu lançamento, mas a atuação de Taís Araújo foi elogiada na mesma proporção, especialmente por reproduzir com perfeição a postura atrevida da artista e os trejeitos característicos de sua forma de cantar.

ETTA JAMES / BEYONCÉ KNOWLES

Cadillac Records

CADILLAC RECORDS

Cadillac Records, EUA, 2008
De Darnell Martin
Com Adrien Brody, Jeffrey Wright, Beyoncé Knowles

O filme aborda a trajetória da famosa gravadora de Blues sediada em Chicago, Chess Records, do executivo Leonard Chess, e de cantores que por ali passaram, como Etta James, Muddy Waters, Chuck Berry e Little Walter. As atuações e performances musicais dos atores renderam ao filme vários prêmios, entre eles o Best Traditional R&B Vocal Performance para a interpretação de Beyoncé em “At Last”.

GONZAGUINHA / JÚLIO ANDRADE

Gonzaga Julio

GONZAGA: DE PAI PRA FILHO

Brasil, 2012
De Breno Silveira
Com Júlio Andrade, Chambinho do Acordeon, Olivia Araújo

• Assoc. dos Críticos de Arte de São Paulo 2013 – Melhor Ator (Júlio Andrade)

O filme mostra a trajetória da carreira musical, os amores, as vitórias e amarguras do grande Luiz Gonzaga, o rei do baião. Tomando como base o seu relacionamento conturbado com o filho, o também músico Gonzaguinha, o filme apresenta as diversas facetas do homem que fez com que o forró caísse nas graças do povo, mas que na realização desse sonho esteve pouco presente na vida do primogênito. A atuação de Júlio Andrade como Gonzaguinha adulto é considerado por muitos o grande destaque do filme.

IAN CURTIS / SAM RILEY

Control

CONTROL

Control, Reino Unido/EUA/Austrália/Japão, 2007
De Anton Corbijn
Com Sam Riley, Samantha Morton, Craig Parkinson
Baseado no livro Touching from a distance: Ian Curtis and Joy Division, de Deborah Curtis

• Cannes 2007 – Câmera de Ouro (Menção Especial), Label Europa Cinemas e Prix Regards Jeune
• Chicago 2007 – Prêmio do Público, Melhor Ator e Roteiro

Os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos, às vésperas da primeira turnê norte-americana do Joy Division.

JANIS JOPLIN / BETTE MIDDLER

Rosa

A ROSA

The Rose, EUA, 1979
De Mark Rydell
Com Bette Midler, Alan Bates, Frederic Forrest

• Globo de Ouro 80 – Melhor Atriz (Musical ou Comédia), Canção e Nova Estrela do Ano

Cantora pop sucumbe às pressões do excesso de apresentações e se torna viciada em álcool e outras drogas. Dyer, sua paixão e também seu motorista, tenta salvá-la da autodestruição, mas Campbell, seu empresário inglês, não diminui a pressão e a obriga a cumprir todos os compromissos agendados. Há rumores de que a família de Janis Joplin teria impedido a utilização de seu nome, mas muitos elementos da trama seguem totalmente a trajetória da cantora. Middler não busca imitar Joplin, mas constrói uma estrela que representa tantos ídolos que não resistiram à fama e ao ritmo alucinante de shows, ensaios e eventos.

JERRY LEE LEWIS / DENNIS QUAID

Fera do Rock

A FERA DO ROCK

Great balls of fire!, EUA, 1989
De Jim McBride
Com Dennis Quaid, Winona Ryder, John Doe
Baseado na autobiografia de Myra Lewis

A história do cantor, compositor e pianista Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu excêntrico estilo de vida. Um homem polêmico, que se casou com Myra Gale Lewis quando ela tinha apenas 13 anos, enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público.

JIM MORRISON / VAL KILMER

The Doors

THE DOORS

The Doors, EUA, 1991
De Oliver Stone
Com Val Kilmer, Meg Ryan, Kyle MacLachlan

Biografia do The Doors, banda chave na cena rock dos anos 60. O filme mostra a ascensão e queda de seu líder, Jim Morrison, encontrado morto na banheira de um hotel em Paris aos 27 anos. A época é o auge da tríade sexo, drogas e rock and roll, e o diretor transforma em imagens alucinadas as viagens psicodélicas do popstar. Stone fez diversos apelos para que Ray Manzarek, tecladista do The Doors, trabalhasse como consultor no filme. Manzarek não apenas recusou o convite, como posteriormente declarou que The Doors conta de forma horrível a história da banda. Mas o que importa aqui é que Val Kilmer tem uma atuação antológica como Jim Morrison, certamente a maior de sua carreira.

JOAN JETT / KRISTEN STUART

The runaways

THE RUNAWAYS – GAROTAS DO ROCK

The Runaways, EUA, 2010
De Floria Sigismondi
Com Kristen Stewart, Dakota Fanning, Michael Shannon
Baseado no livro Neon Angel: A memoir of a Runaway, de Cherrie Currie

Alçada ao estrelato depois de protagonizar os filmes da saga “Crepúsculo”, Kristen Stewart também é conhecida por papéis em produções independentes como “Na estrada” e “Na natureza selvagem”. Em “The Runaways”, Stewart vive a roqueira Joan Jett, guitarrista da banda que dá título ao filme e que mais tarde viria a fundar a Joan Jett and the Blackhearts. Apesar de estar longe da perfeição, a ex-estrela adolescente chama a atenção com uma performance convincente, que deixa no chinelo a chatinha e insossa Bella Swann. O filme conta também com Dakota Fanning no papel de Cherrie Currie, a problemática vocalista das Runaways.

JOHN LENNON / AARON TAYLOR-JOHNSON

Garoto de Liverpool

O GAROTO DE LIVERPOOL

Nowhere boy, Reino Unido/Canadá, 2009
De Sam Taylor-Johnson
Com Aaron Taylor-Johnson, Kristin Scott Thomas, Anne-Marie Duff
Baseado no livro Imagine: crescendo com meu irmão John Lennon, de Julia Baird

John Lennon é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George e Mimi, extremamente austera e sisuda. Com a ajuda de seu primo, John consegue o endereço da mãe. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock’n’roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock.

JOHN LENNON / IAN HART

Backbeat

BACKBEAT – OS 5 RAPAZES DE LIVERPOOL

Backbeat, Reino Unido/Alemanha, 1994
De Iain Softley
Com Ian Hart, Stephen Dorff, Sheryl Lee

O filme mostra os Beatles antes da fama em sua viagem a Hamburgo na busca pelo sucesso. Enquanto conquistam popularidade, o “quinto Beatle”, o baixista Stuart Sutcliffe, se apaixona e tem que escolher entre seu novo amor e seu melhor amigo John Lennon, entre a carreira de artista plástico e a maior banda de rock do mundo. Um belo filme sobre amizade!

JOHNNY CASH / JOAQUIN PHOENIX

Johnny & June Johnny

JOHNNY & JUNE

Walk the line, EUA/Alemanha, 2005
De James Mangold
Com Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon

• Hollywood Film Festival 2005 – Ator do Ano
• Globo de Ouro 2006 – Melhor Filme (Musical ou Comédia), Ator e Atriz

A história do cantor Johnny Cash, desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de autodestruição, do qual apenas June Carter, o grande amor de sua vida, pode salvá-lo. Joaquin Phoenix tem aqui um desempenho memorável, totalmente injustiçado nas premiações.

JUNE CARTER / REESE WITHERSPOON

Johnny & June June

JOHNNY & JUNE

Walk the line, EUA/Alemanha, 2005
De James Mangold
Com Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon

• Oscar 2006 – Melhor Atriz
• Globo de Ouro 2006 – Melhor Filme (Musical ou Comédia), Ator e Atriz
• BAFTA 2006 – Melhor Atriz e Som

A história do cantor Johnny Cash, desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de autodestruição, do qual apenas June Carter, o grande amor de sua vida, pode salvá-lo. A atuação de Reese Witherspoon foi elogiadíssima e bastante premiada, mas este parece ser um dos muitos casos em que os prêmios são mais para a personagem que para a atriz.

KURT COBAIN / MICHAEL PITT

Last days

ÚLTIMOS DIAS

Last days, EUA, 2005
De Gus Van Sant
Com Michael Pitt, Lukas Haas, Asia Argento

• Cannes 2005 – Grande Prêmio Técnico pelo Design de Som

O filme relata os demônios interiores que atormentam um jovem músico talentoso, mas perturbado, nas últimas horas de sua existência. Blake é um artista introspectivo, prostrado pelo peso do sucesso, que o conduziu a uma solidão sem fim. Refugiado numa casa no meio de um bosque, tenta fugir à sua vida, às pessoas que o rodeiam, aos amigos que o procuram a pedir favores ou dinheiro, às suas obrigações. O filme é dedicado ao maior ícone do movimento grunge, Kurt Cobain, líder do Nirvana.

LORETTA LYNN / SISSY SPACEK

Destino Mudou Sua Vida

O DESTINO MUDOU SUA VIDA

Coal miner’s daughter, EUA, 1980
De Michael Apted
Com Sissy Spacek, Tommy Lee Jones, Levon Helm

• Oscar 81 – Melhor Atriz
• Globo de Ouro 81 – Melhor Filme (Musical ou Comédia) e Atriz

Loretta vive numa pequena cidade do Kentucky, que tem na exploração das minas de carvão sua única atividade econômica. Incentivada pelo marido, ela tenta seguir carreira como cantora country. Aos poucos Loretta se torna conhecida no mundo da música, e se torna amiga de Patsy Cline, que na época era a maior estrela da música country americana. Mas o sucesso, com seus inúmeros shows e apresentações, deixa Loretta cada vez mais esgotada física e psiquicamente. Ainda hoje Loretta Lynn é considerada na comunidade da música country como uma lenda. Sissy Spacek, quatro anos depois da consagração com “Carrie, a estranha”, tem outro grande desempenho como a filha do mineiro que se tornou estrela.

LUIZ GONZAGA / CHAMBINHO DO ACORDEON

Gonzaga Chambinho

GONZAGA: DE PAI PRA FILHO

Brasil, 2012
De Breno Silveira
Com Júlio Andrade, Chambinho do Acordeon, Olivia Araújo

O filme mostra a trajetória da carreira musical, os amores, as vitórias e amarguras do grande Luiz Gonzaga, o rei do baião. Tomando como base o seu relacionamento conturbado com o filho, o também músico Gonzaguinha, o filme apresenta as diversas facetas do homem que fez com que o forró caísse nas graças do povo, mas que na realização desse sonho esteve pouco presente na vida do primogênito. Sem nenhuma experiência anterior como ator, Nivaldo Expedito de Carvalho, mais conhecido como Chambinho do Acordeon, foi inscrito por sua esposa e selecionado entre mais de cinco mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga.

MARIA CALLAS / FANNY ARDANT

Callas Forever

CALLAS FOREVER

Callas forever, Itália/Fra/Esp/RU/Rom, 2002
De Franco Zeffirelli
Com Fanny Ardant, Jeremy Irons, Joan Plowright

Aos 53 anos Maria Callas vive reclusa em seu apartamento, em nada lembrando a grande cantora que encantou público e crítica no passado. Após grande insistência, seu amigo Larry Kelly consegue vê-la. Achando-a muito abatida, Larry faz a Callas um convite inusitado: que seja a estrela de um especial para a TV, interpretando uma de suas famosas peças. Por causa do desgaste de sua voz, Larry quer que Callas seja dublada no especial, o que faz com a cantora revisite sua carreira em busca do trabalho ideal para seu retorno.

MUDDY WATERS / JEFFREY WRIGHT

Cadillac Records Moody

CADILLAC RECORDS

Cadillac Records, EUA, 2008
De Darnell Martin
Com Adrien Brody, Jeffrey Wright, Beyoncé Knowles

O filme aborda a trajetória da famosa gravadora de Blues sediada em Chicago, Chess Records, do executivo Leonard Chess, e de cantores que por ali passaram, como Etta James, Muddy Waters, Chuck Berry e Little Walter. As atuações e performances musicais dos atores renderam ao filme vários prêmios, entre eles o Black Reel Award de melhor ator coadjuvante para Jeffrey Wright, por sua atuação como Muddy Waters.

PATSY CLINE / JESSICA LANGE

Um Sonho, Uma Lenda

UM SONHO, UMA LENDA

Sweet dreams, EUA, 1985
De Karel Reisz
Com Jessica Lange, Ed Harris, Ann Wedgeworth

O filme acompanha a trajetória da cantora country Patsy Cline, que nasceu na Virginia e abandonou sua cidade quando fez sucesso. Mas ela é surpreendida com um intenso e tumultuado caso de amor, que a coloca em dúvida sobre sua carreira profissional. A extraordinária atuação de Lange recebeu uma indicação ao Oscar, mas merecia maior reconhecimento nas premiações.

RAY CHARLES / JAMIE FOXX

Ray

RAY

Ray, EUA, 2004
De Taylor Hackford
Com Jamie Foxx, Regina King, Kerry Washington

• Oscar 2005 – Melhor Ator e Edição de Som
• BAFTA 2005 – Melhor Ator e Som
• Globo de Ouro 2005 – Melhor Ator (Musical ou Comédia)

Em 1932 Ray Charles nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão. Inspirado por uma dedicada mãe, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho, Ray encontra seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito pelo sudeste ele ganha reputação e sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel, country e jazz, gerando um estilo inimitável. Simultaneamente ele luta contra a segregação racial em casas noturnas. Mas sua trajetória não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada pelo vício em heroína. A atuação antológica de Foxx foi merecidamente reconhecida e muitos se surpreenderam ao saber que quase todas as canções são interpretadas por ele.

RENATO RUSSO / THIAGO MENDONÇA

Somos Tao Jovens

SOMOS TÃO JOVENS

Brasil, 2013
De Antonio Carlos da Fontoura
Com Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bianca Comparato

Um Renato Russo recém-saído da adolescência é o personagem principal do filme, que conta a vida do músico antes da formação da Legião Urbana. Conservador para a personalidade que procura examinar, o filme relega a segundo plano aspectos importantes da vida de Renato, como a descoberta da homossexualidade. O roteiro soa falso e é repleto de piadas forçadas com nomes de músicas da primeira fase da Legião, como “Tédio com um T bem grande pra você”. O destaque fica por conta do elenco, escolhido a dedo por suas semelhanças com os personagens reais. Thiago Mendonça dá um show na pele do então Renato Manfredini e consegue trazer para sua atuação até mesmo a poderosa voz do cantor.

RITCHIE VALENS / LOU DIAMOND PHILLIPS

La Bamba

LA BAMBA

La Bamba, EUA, 1987
De Luis Valdez
Com Lou Diamond Phillips, Esai Morales, Rosanna DeSoto

O filme conta a história de Richard Steven Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens, um adolescente hispânico nos Estados Unidos que se tornou uma celebridade depois de estourar com o hit Donna, sobre sua namorada Donna Ludwig. O sucesso repentino teve um grande impacto na vida de Ritchie e sua família e levou o jovem astro a um destino trágico: Valens morreu em um acidente de avião com apenas 17 anos. A data ficou conhecida como “o dia em que a música morreu”. Em La Bamba, Valens é interpretado por Lou Diamond Phillips, em uma performance que chamou a atenção da crítica e garantiu ao ator um sucesso temporário.

SELENA QUINTANILLA / JENNIFER LOPEZ

Selena

SELENA

Selena, EUA, 1997
De Gregory Nava
Com Jennifer Lopez, Edward James Olmos, Jon Seda

Selena Quintanilla é uma jovem de origem hispânica que se tornou a mais popular cantora latina de todos os tempos, pouco após completar 20 anos. Ela consegue atingir o topo das paradas musicais americanas, ganhando dois discos de ouro e um de platina, mas tem sua carreira interrompida de forma trágica e inusitada aos 23 anos.

SERGE GAINSBOURG / ERIC ELMOSNINO

Gainsburg

GAINSBOURG – O HOMEM QUE AMAVA AS MULHERES

Gainsbourg (Vie héroïque), França, 2010
De Joann Sfar
Com Eric Elmosnino, Lucy Gordon, Laetitia Casta

• Cesar 2001 – Melhor Ator, Melhor Filme de Estreia e Som

Desde criança Serge Gainsbourg demonstrou aptidão para as artes, em especial o desenho. Dono de uma imaginação fértil, ele via personagens que retratavam variações de sua própria personalidade. Impulsionado por um deles, Serge resolve abandonar o desenho para se dedicar integralmente à música. Aos poucos conquista seu espaço como pianista e compositor, até estourar de vez ao trabalhar com uma jovem cantora pop. Já um dos artistas mais populares da França, ele tem casos com atrizes bastante conhecidas, como Brigitte Bardot e Jane Birkin. Coerente com a personalidade excêntrica de Gainsbourg, o filme investe no surrealismo em algumas cenas. Elmosnino tem uma atuação espetacular e aproveita sua semelhança com o astro para dar vida a Gainsbourg na tela.

SID VICIUS / GARY OLDMAN

Sid & Nancy

SID & NANCY – AMOR MATA

Sid and Nancy, Reino Unido,1986
De Alex Cox
Com Gary Oldman, Chloe Webb, David Hayman

• Festival de São Paulo 86 – Prêmio da Crítica

Na Inglaterra do final dos anos 70, uma nova onda musical chega para arrebatar os jovens: o punk rock. A batida rápida e frenética, com toda sua rebeldia e agressividade, se torna um instrumento de protesto e revolução. No centro deste furacão, estão os Sex Pistols, e seu baixista, Sid que sintetiza bem toda essa “fúria punk”. Jovem problemático, Sid se encaixa perfeitamente no perfil da banda. Tudo caminha bem, até Sid conhecer a excêntrica Nancy Spungen, com quem começa a dividir momentos loucos. Uma relação de altos e baixos, com histórico de sexo, violência e escândalos, que afastou Sid da banda e de certa forma, de sua própria vida. Gary Oldman e Chloe Webb impressionam nos papéis centrais, e nos levam numa alucinante viagem aos becos e porões do movimento punk na Inglaterra. Curiosamente, o trabalho de Chloe teve mais repercussão em premiações que o de Oldman.

TINA TURNER / ANGELA BASSETT

Tina

TINA

What’s love got to do with it, EUA, 1993
De Brian Gibson
Com Angela Bassett, Laurence Fishburne

• Globo de Ouro 94 – Melhor Atriz (Musical ou Comédia)

A história da famosa cantora de rock´n roll, Tina Turner. Tina é Anna Mae Bullock, uma garota do interior com uma voz especial que se apaixona por Ike Turner. Juntos, conquistam o sucesso no mundo da música. Mas quando perdem o controle de suas vidas, a volta à realidade provoca um choque inevitável. Do fundo do poço ao mais alto nível, o filme relata todos os altos e baixos da carreira de Tina.

VIOLETA PARRA / FRANCISCA GAVILÁN

VIOLETA FOI PARA O CeU

VIOLETA FOI PARA O CÉU

Violeta se fue a los cielos, Chile/Argentina/Brasil, 2011
De Andrés Wood
Com Francisca Gavilán, Thomas Duran, Christian Quevedo

• Sundance 2012 – Grande Prêmio do Juri

A cantora e compositora chilena Violeta Parra é o foco dessa cinebiografia, que leva para as telas momentos marcantes de sua vida, como sua infância na província de Ñuble e seu romance com o suíço Gilbert Favre, intercalados com trechos de uma entrevista dada por Violeta para a televisão em 1962. Francisca Gavilán interpretou a cantora e uma grande parte das músicas da trilha sonora, performances que foram amplamente elogiadas.

Skip to content