Viagens Espaciais

“Espaço, a fronteira final”. Com essas palavras, o seriado Jornada nas Estrelas dava início ao seu reinado na televisão e gravava seu nome na história da ficção científica. Desde tempos imemoriáveis, a humanidade se pergunta o que existe além do nosso planeta e pensa em formas cada vez mais elaboradas de alcançar outros mundos. O sonho começou a se tornar realidade ao longo da Guerra Fria, período em que americanos e russos disputaram uma acirrada corrida armamentista e espacial. As missões tripuladas por Yuri Gagarin e Neil Armstrong para a órbita da Terra e a Lua, respectivamente, reacenderam o interesse pelo espaço sideral e deram origem a livros, histórias em quadrinhos, programas de TV e, é claro, filmes.

Depois dos futuros distópicos, continuamos nossa série de postagens sobre ficção científica com uma lista de obras que, através do realismo ou da fantasia, levaram outros tipos de estrelas para a tela grande.

VIAGEM a LUA

VIAGEM À LUA

Voyage dans la Lune, França, 1902
De Georges Méliès
Com Bleuette Bernon, Brunnet, Henri Delannoy

Um grupo de astrônomos parte em uma fantástica viagem para a Lua. O filme é considerado pioneiro no gênero da ficção científica e inovador em seu uso de animação e efeitos especiais.

O FIM DO MUNDO

O FIM DO MUNDO

When worlds collide, EUA, 1951
De Rudolph Maté
Com Richard Derr, Barbara Rush, Peter Hansen
Baseado no romance homônimo de Philip Gordon Wylie e Edwin Balmer

• Oscar 52 – Efeitos Especiais

Encarregado de levar uma mensagem para o astrônomo Dr. Hendron, David Randall descobre que a Terra está em rota de colisão com a estrela Bellus, o que acabará com toda a vida no planeta. Com a ajuda de dois filantropos e de um milionário paraplégico que deseja se salvar da destruição, Hendron começa a construção de um foguete capaz de levar alguns passageiros para Zyra, um planetinha na órbita de Bellus que pode ter condições para abrigar vida humana. Enquanto isso, Randall se vê no meio de um triângulo amoroso com a filha de Hendron e seu noivo.

O PLANETA PROIBIDO

O PLANETA PROIBIDO

Forbidden planet, EUA, 1956
De Fred M. Wilcox
Com Walter Pidgeon, Anne Francis, Leslie Nielsen

Enviados para reestabelecer contato com uma base terrestre em outro planeta, o capitão J.J. Adams e sua tripulação descobrem que quase todos os colonos foram mortos por um monstro invisível. Os únicos sobreviventes são o cientista Edward Morbius e sua filha, Altaira. Entretanto, Morbius não parece inclinado a dividir com os astronautas o segredo de sua sobrevivência.

2001

2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO

2001: A space odyssey, EUA, 1968
De Stanley Kubrick
Com Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester
Baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke

• Oscar 69 – Efeitos Visuais
• BAFTA 69 – Melhor Direção de Arte, Fotografia e Trilha Sonora

Após a descoberta de um misterioso objeto enterrado sob a superfície da Lua, um trio de astronautas parte em uma busca com o auxílio do supercomputador HAL 9000. A viagem, porém, levará a destinos inimagináveis e a descobertas sobre a própria origem da humanidade.

Barbarella

BARBARELLA

Barbarella, França/Itália, 1968
De Roger Vadim
Com Jane Fonda, John Phillip Law, Anita Pallenberg
Baseado nas histórias em quadrinhos de Jena-Claude Forest

Um clássico do cinema erótico, “Barbarella” conta a história de uma astronauta do século 41 encarregada de encontrar o terrível Duran Duran, responsável pela criação de uma arma que pode ameaçar a paz na galáxia.

Solyaris

SOLARIS

Solyaris, URSS, 1972
De Andrei Tarkovsky
Com Donatas Banionis, Natalya Bondarchuk, Jüri Järvet
Baseado no livro homônimo de Stanislaw Lem

• Cannes 72 – Grande Prêmio do Júri e Prêmio da Crítica

O psicólogo Kris Kelvin é mandado para uma estação espacial na órbita do planeta Solaris para descobrir o que está levando seus tripulantes à loucura. Lá, Kelvin será confrontado com memórias que o farão questionar sua vida e a verdadeira natureza do planeta sob os seus pés.

Guerra nas estrelas

GUERRA NAS ESTRELAS

Star wars, EUA, 1977
De George Lucas
Com Mark Hammil, Carrie Fisher, Harrison Ford, Alec Guinness

• Oscar 78 – Melhor Direção de Arte, Figurino, Efeitos Visuais, Montagem, Trilha Sonora e Som

O primeiro filme da saga criada por George Lucas trouxe a space opera de volta à cena da cultura pop. O subgênero de heróis como Flash Gordon havia sido vencido pelos faroestes quando chegou aos cinemas a aventura de Luke Skywalker e seus companheiros na luta contra um império do mal, personificado na figura de Darth Vader, um antigo Cavaleiro Jedi que se rendeu ao Lado Sombrio da Força. Para vencer seu inimigo, Skywalker precisará se juntar à Aliança Rebelde e aprender a arte dos Jedi com o mestre Obi-Wan Kenobi.

007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE

007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE

Moonraker, Reino Unido/França, 1979
De Lewis Gilbert
Com Roger Moore, Lois Chiles, Michael Lonsdale
Baseado no livro “Moonraker”, de Ian Fleming

O 11º filme da franquia coloca o agente secreto James Bond em meio à investigação de um roubo em um ônibus espacial. O espião passa por Veneza, Rio de Janeiro e até pelo espaço para por fim a um plano de destruição da humanidade.

Alien

ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO

Alien, EUA, 1979
De Ridley Scott
Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright

• Oscar 80 – Efeitos Visuais
• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 80 – Melhor Filme de Ficção Científica, Diretor e Atriz Coadjuvante (Veronica Cartwright)
• BAFTA 80 – Melhor Direção de Arte e Trilha Sonora

O primeiro filme da franquia é um clássico da ficção científica, do suspense e do horror. Após responder a um sinal de socorro, a tripulação da nave Nostromo enfrenta a ameaça de um desconhecido e agressivo parasita espacial.

JORNADA NAS ESTRELAS

JORNADA NAS ESTRELAS – O FILME

Star trek: The motion picture, EUA, 1979
De Robert Wise
Com William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley
Baseado na série de TV homônima.

• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 80 – Efeitos Visuais

Pensado como uma sequência para a série de televisão lançada em 1966, o filme coloca a tripulação da Enterprise em uma luta contra uma estranha forma de vida alienígena que está a caminho da Terra, destruindo tudo que aparece na sua frente. Três anos após sua lendária missão espacial, o Capitão James T. Kirk é convocado para retomar o comando de sua nave e proteger o planeta.

OUTLAND

OUTLAND – COMANDO TITÂNIO

Outland, Reino Unido, 1981
De Peter Hyams
Com Sean Connery, Peter Boyle, Frances Sternhagen

• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 82 – Melhor Atriz Coadjuvante (Frances Sternhagen)

Hoje um filme pouco conhecido, na época do lançamento despertou interesse por mesclar os gêneros ficção científica e policial, com claras referências a “Matar ou morrer”, clássico do western dirigido por Fred Zinnemann. Aqui, Connery é O’Niel, um delegado federal que vai trabalhar numa base de mineração em Io, lua de Júpiter. Responsável pelo cumprimento da lei, ele se depara com um pesado esquema de narcotráfico e com mortes resultantes de alucinações causadas pela anfetamina “polydichloric euthimal”, que mantém os níveis de produção elevados. Ao confrontar o gerente da base, O’Niel coloca sua vida em risco.

Os eleitos

OS ELEITOS

The right stuff, EUA, 1983
De Philip Kaufman
Com Sam Shepard, Scott Glenn, Ed Harris
Baseado no romance homônimo de Tom Wolfe

• Oscar 84 – Melhor Montagem, Trilha Sonora, Som e Edição de Som

O filme relembra os primórdios do programa espacial nos Estados Unidos através da história dos pilotos escolhidos para o Projeto Mercury, a primeira tentativa americana de mandar voos tripulados para o espaço.

Duna

DUNA

Dune, EUA, 1984
De David Lynch
Com Kyle MacLachlan, Sting, Max Von Sydow
Baseado no romance homônimo de Frank Herbert

Duna é um desértico planeta no qual é extraída e produzida uma droga poderosa usada pelos viajantes do espaço. Duas famílias rivais lutam pelo controle das operações de mineração. Quando o Duque Atreides é assassinado pelo cruel Barão Harkonnen, seu filho Paul foge para o meio do deserto e se torna amigo dos povos antigos de Duna. Paul, que jurou vingança à morte de seu pai, embarca então em uma terrível batalha para libertar Duna e seu povo das garras de seu cruel Imperador. Mutilado pelos produtores, que se incomodaram com a longa duração do filme, “Duna” se tornou um dos casos mais famosos de conflitos entre um diretor e produtores.

INIMIGO MEU

INIMIGO MEU

Enemy mine, EUA, 1985
De Wolfgang Petersen
Com Dennis Quaid, Louis Gossett Jr., Brion James

Grande sucesso na época de seu lançamento, o filme fala do relacionamento entre dois combatentes. Envolvidos em uma selvagem guerra entre a Terra e o planeta Dracon, os dois fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano e seu inimigo, um réptil alienígena, estão determinados a destruírem-se mutuamente. Mas diante das forças da natureza, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal e todas as suas diferenças.

S.O.S.

S.O.S. – TEM UM LOUCO SOLTO NO ESPAÇO

Spaceballs, EUA, 1987
De Mel Brooks
Com Mel Brooks, John Candy, Rick Moranis

Uma paródia dos filmes de ficção científica dos anos 70 e 80, especialmente da série “Guerra nas estrelas”. Sequestrada pelo vilão Dark Helmet, a princesa Vespa, do planeta Druida, é resgatada pelo mercenário Lone Starr e seu companheiro meio-homem, meio cachorro, Barf. Com a recompensa pelo resgate, Starr pretende quitar suas dívidas com o mafioso Pizza, the Hutt.

O Quinto Elemento

O QUINTO ELEMENTO

The fifth element, França, 1997
De Luc Besson
Com Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman, Ian Holm

• BAFTA 98 – Efeitos Especiais
• César 98 – Melhor Diretor, Fotografia e Direção de Arte

No século XXIII, um motorista de taxi de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem que impedir que a Terra será destruída. Para isto ele precisa reunir 4 pedras sagradas, que representam os quatro elementos, e colocá-las em volta da misteriosa extraterrestre Leeloo, que é o quinto elemento. Com óbvia influência da estética dos quadrinhos, o filme conta com figurinos de Jean-Paul Gaultier.

HERoIS FORA DE oRBITA

HERÓIS FORA DE ÓRBITA

Galaxy quest, EUA, 1999
De Dean Parisot
Com Tim Allen, Sigourney Weaver, Alan Rickman

• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 2000 – Melhor Ator (Tim Allen)

Jason Nesmith, Gwen DeMarco, Alexander Dane, Fred Kwan, Guy Fleegman e Tommy Webber são estrelas de uma antiga série de ficção científica que ganham a vida em palestras e performances em convenções de fãs. Porém, suas vidas mudam de rumo quando eles são abduzidos por um grupo de alienígenas que precisam de ajuda para vencer um inimigo mortal.

COWBOYS DO ESPAcO

COWBOYS DO ESPAÇO

Space cowboys, EUA, 2000
De Clint Eastwood
Com Clint Eastwood, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland

Quando as peças americanas de um satélite russo começam a apresentar problemas, o responsável por sua criação, Frank Corvin, é chamado pela NASA para ajudar nos reparos. Ex-piloto da Força Aérea, Corvin guarda ressentimentos por ter sido deixado de lado no começo do programa espacial, mas aceita o convite com a condição de que sua equipe original também esteja presente para assisti-lo.

Avatar

AVATAR

Avatar, EUA, 2009
De James Cameron
Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver

• Oscar 2010 – Melhor Direção de Arte, Fotografia e Efeitos Visuais
• Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA 2010 – Melhor Filme de Ficção Científica, Diretor, Ator, Atriz, Roteiro, Música, Direção de Arte, Efeitos Visuais, Ator e Atriz Coadjuvantes
• BAFTA 2010 – Melhor Direção de Arte e Efeitos Visuais
• Globo de Ouro 2010 – Melhor Filme / Drama e Diretor
• Grande Prêmio Cinema Brasil 2010 – Prêmio do Público de Melhor Filme Estrangeiro

No satélite Pandora, uma empresa terrestre usa pesquisas científicas como desculpa para a mineração de recursos naturais. Para facilitar o contato com os nativos, os funcionários transferem seus pensamentos para outros corpos, semelhantes aos da população Na’vi. Chamado para substituir seu irmão gêmeo, o ex-marine paraplégico Jake Sully se envolve com a cultura local e se vê diante de um dilema: ajudar os habitantes de Pandora ou manter a aliança com os colonizadores terrestres.

Lunar

LUNAR

Moon, Reino Unido, 2009
De Duncan Jones
Com Sam Rockwell, Kevin Spacey, Dominique McElligott

Durante três anos Sam Bell cumpriu seu contrato com a Lunar Industries – uma mineradora que opera no lado oculto da Lua, extraindo Hélio 3, principal fonte de energia da Terra -, tendo como única companhia o computador Gerty e mensagens gravadas de sua esposa, pois as transmissões ao vivo foram impedidas por um defeito. Próximo do regresso, o isolamento se exacerba e ele começa a se sentir doente. Um acidente faz com que descubra que não está só, levando-o a uma perturbação que contribui ainda mais com sua crescente paranoia.

Gravidade

GRAVIDADE

Gravity, EUA, 2013
De Alfonso Cuarón
Com Sandra Bullock, George Clooney

Sandra Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial, ao lado do veterano Matt Kowalsky (George Clooney) no comando de seu último voo antes da aposentadoria. Durante uma operação de rotina fora da nave, o ônibus espacial é quase destruído após colidir com um asteroide, deixando Stone controlando o veículo e Kowalsky no espaço sideral, com oxigênio limitado, e nenhuma comunicação com a Terra. Com lançamento previsto para 4 de outubro, o filme já criou enorme expectativa pelo excelente trailer, que pode ser conferido aqui mesmo no blog.

Skip to content