Animação Brasileira: Longas-Metragens

Disney, Pixar, DreamWorks, Fox… É só falar em filmes de animação que a maioria das pessoas pensa nesses estúdios e em seus megassucessos. O problema é que esquecem que há toda uma tradição fora dos EUA, com estilos bem diferentes. França, Japão, Canadá, só para citar uns poucos países, têm extensas filmografias, produziram muitas obras-primas ou abriram caminhos com suas experimentações. Mesmo com o sucesso de alguns curtas nos anos 80, como Meow e Frankenstein Punk, o cinema Brasileiro nunca decolou no gênero, especialmente se falarmos em longas-metragens, mas o quadro atual é animador (perdão pelo trocadilho involuntário…). O festival Anima Mundi se tornou referência e vem estimulando novos criadores. Há muitos filmes de animação sendo produzidos por aqui e já não precisamos esperar décadas entre um lançamento e outro.

Para quem não conhece a nossa trajetória, uma síntese do que o Brasil produziu desde 1951.

Sinfonia Amazonica

SINFONIA AMAZÔNICA

Brasil, 1951
De Anélio Lattini Filho
Com vozes de Almirante, Jaime Barcellos, Sadi Cabral

Projeto de Restauração: www.sinfoniaamazonica.blogger.com.br

Primeiro longa de animação brasileiro. Através do indiozinho Curumi e de seu amigo boto, o filme reúne as lendas amazônicas da noite, da formação do Rio Amazonas, do fogo, da Caipora, do jabuti e da onça, da Iara e do arco-íris.

Piconze

PICONZÉ

Brasil, 1973
De Ippe “Ypê” Nakashima

Projeto Ypê Nakashima: www.nucleovirgulino.com.br/ypenakashima/ype_piconze.htm

  • Instituto Nacional do Cinema 73 – Prêmio Qualidade e a Coruja de Ouro por melhor montagem

O primeiro filme colorido de animação feito no Brasil conta a história de Piconzé e seus amigos, moradores da pacata cidadezinha de Vale Verde. Um dia, o vilão Gustavo Bigodão sequestra Maria Esmeralda, a namorada de Piconzé, obrigando o personagem e sua trupe a partirem em uma difícil jornada para resgatá-la. Como curiosidade, as canções do filme têm letra de Décio Pignatari.

A PRINCESA E O ROBo

A PRINCESA E O ROBÔ

Brasil, 1983
De Maurício de Sousa
Com vozes de Marli Bortoletto, Angélica Santos, Paulo Camargo

O segundo longa-metragem da Turma da Mônica (que tem mais de dez filmes produzidos) conta a história de um robô em formato de coelho que se apaixona pela princesa do planeta Cenourano. Perdido na Terra, o robozinho pede a ajuda de Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha, Franjinha e Anjinho para encontrar a estrela Pulsar, que pode transformá-lo em um coelho de verdade, e derrotar o terrível Lorde Coelhão.

Boi Arua

BOI ARUÁ

Brasil, 1984
De Chico Liberato
Composição e Regência de Ernest Widmer, com a Orquestra Sinfônica da Univ. Federal da Bahia
Canção tema composta e interpretada por Elomar

O filme reproduz o rico universo cultural do nordeste brasileiro e é alimentado pela fantástica combinação das tradições indígenas, africanas e europeias da idade média. No estilo das gravuras que ilustram os folhetins de cordel, relata a história de um fazendeiro tirano, cujo poder é desafiado sete vezes pela figura fantástica do Boi Aruá.

Rocky e Hudson

ROCKY & HUDSON

Brasil, 1994
De Otto Guerra
Com vozes de Marco Ribeiro, Garcia Júnior, Mauro Ramos

  • Festival de Brasília 94 – Prêmio Especial do Juri
  • Festival de Animação de João Pessoa 95 – Melhor Filme
  • Guarnicê Cine-Vídeo Maranhão 95 – Juri Popular / Melhor Filme

Baseado nos personagens de Adão Iturrusgarai, o filme é formado por dois episódios: “A Pistola Automática do Dr. Brain” e “Pé na Estrada”. Rocky e Hudson são caubóis, gays, piegas e esquizofrênicos. Ao contrário de Batman e Robin, assumem seu amor. Moram, lutam e, principalmente, se divertem juntos.

Cassiopeia

CASSIOPÉIA

Brasil, 1996
De Clóvis Vieira
Com vozes de Osmar Prado, Jonas Mello, Aldo César

O planeta Ateneia, localizado na constelação de Cassiopéia, um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço pela astrônoma local, Liza, e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.

O grilo feliz

O GRILO FELIZ

Brasil, 2001
De Walbercy Ribas
Com vozes de Vagner Fagundes, Araken Saldanha, Régis Monteiro

Site Oficial: www.ogrilofeliz.com.br

Depois de um hiato de cinco anos, a animação infantil brasileira volta aos cinemas com esta fábula sobre um grilo apaixonado por música. O insetinho vê sua paz ser destruída após a chegada de Maledeto, um terrível lagarto que proíbe a música na floresta e sequestra Linda, musa inspiradora do Grilo. O filme rendeu uma continuação em 2009, “O grilo feliz e os insetos gigantes”, feita em CGI.

Brichos

BRICHOS

Brasil, 2006
De Paulo Munhoz
Com vozes de Marino Junior, Renet Lyon, Vadeco

O filme acompanha as aventuras de um trio de animais adolescentes (um jaguar, um quati e um tamanduá) num universo formado pela fauna brasileira, convivendo de forma harmoniosa numa cidade semelhante à dos humanos, a Vila dos Brichos. Os três participam de um jogo online de luta e buscam criar um jogador poderoso para se tornarem campeões mundiais. O filme teve uma sequência em 2012, “Brichos 2 – A floresta é nossa”.

Wood & Stock

WOOD & STOCK – SEXO, ORÉGANO E ROCK’N’ROLL

Brasil, 2006
De Otto Guerra
Com vozes de Júlio Andrade, José Vitor Castiel, Michele Frantz

Site Oficial: www.woodstock.etc.br

  • Grande Prêmio Cinema Brasil – Melhor Filme de Animação

Baseado nos personagens criados pelo quadrinista Angeli, “Wood & Stock” conta a história de dois hippies que procuram viver a filosofia do flower power em pleno século XXI. Velhos, barrigudos e perdidos no tempo, a dupla resolve trazer de volta a velha banda de rock enquanto lida com problemas como filhos e casamento.

GAROTO CoSMICO

GAROTO CÓSMICO

Brasil, 2007
De Alê Abreu
Com vozes de Aleph Naldi, Bianca Rayen, Raul Cortez

Site Oficial: www.filmedepapel.com.br/index.php?id=68

Em um mundo futurista onde as pessoas tem suas vidas totalmente controladas, Cósmico, Luna e Maninho descobrem um outro universo escondido dentro de um circo abandonado. Quando um representante do mundo da programação parte para resgatá-los, é hora das crianças escolherem seu próprio caminho.

BELOWARS

BELOWARS

Brasil, 2009
De Paulo Munhoz
Com vozes de Chico Nogueira, André Coelho, Enéas Lour

Atrás de seu sonho de aprender a arte da guerra, Baita, um menino do interior, parte em uma aventura que o levará para lugares distantes, cheios de pessoas desconhecidas. No final, Baita terá que enfrentar a guerra que existe dentro de si próprio.

BRASIL ANIMADO

BRASIL ANIMADO

Brasil, 2011
De Mariana Caltabiano
Com vozes de Mariana Caltabiano, Daiane dos Santos, Eduardo Jardim

Site Oficial: www.iguinho.ig.com.br/brasil-animado.html

O filme mistura animação e live-action para contar a história dos cachorros Stress e Relax, que partem em uma viagem pelo Brasil para encontrar o jequitibá-rosa, a mais antiga árvore do país. Enquanto Relax só pensa em se divertir, Stress começa a ficar cada vez mais ansioso para encontrar a planta, que pode deixá-lo rico. Os personagens já tinham aparecido no longa “As Aventuras de Gui & Estopa”, de 2009.

umahistoria

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA

Brasil, 2012
De Luiz Bolognesi
Com vozes de Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro

Site Oficial: www.umahistoriadeamorefuria.com.br

O filme retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo, quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Peixonauta

PEIXONAUTA – AGENTE SECRETO DA O.S.T.R.A.

Brasil, 2012
De Célia Catunda e Kiko Mistrorigo

Peixonauta é um peixe que utiliza uma roupa de astronauta, de forma a poder voar e viver fora d’água. Ao lado de seus amigos Marina e Zico, ele vive diversas aventuras, sempre desvendando mistérios. Seu novo objetivo é se tornar agente secreto da O.S.T.R.A., para que possa ganhar uma nova insígnia. Para tanto ele precisa superar sete tarefas, contando com a ajuda de seus amigos e também dos habitantes do Parque das Árvores Felizes.

MINHOCAS

MINHOCAS

Brasil/Canadá, 2013
De Paolo Conti e Arthur Nunes
Com vozes de Daniel Boaventura, Rita Lee, Anderson Silva

Site Oficial: www.animaking.com.br/longas/minhocas/

O filme é inspirado pelo curta homônimo, vencedor do prêmio Júri infantil do Anima Mundi 2006 e do prêmio de exclência no JVC Tokyo Video Festival 2007. Primeiro longa nacional a utilizar o stop-motion, conta a história de Júnior, que está entrando na pré adolescencia e enfrentando uma crise existencial. Cavado acidentalmente para fora da terra e levado a um lugar distante, Júnior precisa encontrar um jeito de voltar para casa, mas para isso precisa impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola. Previsão de lançamento para dezembro de 2013.

O menino e o mundo

O MENINO E O MUNDO

Brasil, 85’, Livre
De Alê Abreu

A animação brasileira premiada pelo júri e pelo público no Festival de Annecy (o mais importante do gênero) e indicada ao Oscar chega ao Cine Arte UFF! Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo e surpreendente mundo em que seu pai mora.
Leia aqui o texto de Eduardo Valente sobre o filme.

Skip to content