Os cinemas no Cinema

Desde sua origem, o Cinema se inspira em seu próprio universo para gerar filmes. São inumeráveis as histórias sobre bastidores, astros e estrelas, diretores e até dublês. Em número muito menor, algumas obras são centradas em salas de cinema, ou têm esses espaços em destaque em suas narrativas. Homenagens e nostalgia costumam dar o tom, já que os grandes palácios, como chegaram a ser chamados, são raridade hoje em dia, mas sempre há espaço para o humor e até mesmo situações inusitadas.

Abaixo, uma pequena lista de filmes em que salas de cinema são o tema principal ou figuram com muita relevância em suas histórias.

Adeus dragon inn

ADEUS, DRAGON INN

Bu san, Taiwan, 2003
De Tsai Ming-liang
Com Lee Kang-sheng, Chen Shiang-chyi, Mitamura Kiyonobu, Miao Tien

Melancólica ode aos antigos cinemas, aqueles em que cabiam mais de mil pessoas e hoje praticamente não existem mais. No último dia antes do fechamento de um velho cinema em Taipé, um jovem japonês enfrenta a chuva torrencial para chegar lá. Está sendo projetado o filme Dragon Inn, um clássico das artes marciais. Há poucas pessoas no prédio além da faxineira manca, do projecionista indiferente e da bilheteira. Na plateia, além de atores veteranos do filme, homossexuais em busca de sexo anônimo com garotos de programa.

  • Festival de Veneza 2003 – Prêmio da Crítica

Bastardos

BASTARDOS INGLÓRIOS

Inglourious Basterds, EUA/Alemanha, 2009
De Quentin Tarantino
Com Brad Pitt, Christoph Waltz, Mélanie Laurent

SITE OFICIAL

O filme conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por Shosanna Dreyfus, uma jovem francesa judia proprietária de cinema, e o outro por um grupo de soldados judeus aliados, liderados pelo tenente Aldo Raine.

  • Cannes 2009 – Melhor Ator (Christoph Waltz)
  • Oscar 2010 – Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz)
  • BAFTA 2010 – Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz)
  • Globo de Ouro 2010 – Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz)
  • Grande Prêmio Cinema Brasil 2010 – Melhor Filme Estrangeiro

Cada Um com Seu Cinema

CADA UM COM SEU CINEMA

Chacun son cinéma, França, 2007
De 36 diretores

Em homenagem ao 60º aniversário do Festival de Cannes, seu presidente, Gilles Jacob, convidou cineastas do mundo todo para realizar 34 curtas de três minutos sobre salas de cinema. Nostalgia, humor, amor e até negação marcam as narrativas, tão diversas em abordagens quanto próximas na relevância do cinema em nossas vidas.

Cine Majestic

CINE MAJESTIC

The Majestic, EUA/Austrália, 2001
De Frank Darabont
com Jim Carrey, Martin Landau, Laurie Holden

Década de 50. Peter Appleton é um jovem e ambicioso roteirista que se torna, por engano, alvo do macarthismo. Acusado de seguir a doutrina comunista, ele perde o emprego e acaba por sofrer um acidente em seu carro, que cai num rio. Sem memória e levado pela correnteza para uma pequena cidade, acaba sendo confundido com Luke Trimble, filho do dono da sala de cinema local, desaparecido no meio da 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, Peter redescobre a magia do cinema ao iniciar a reforma da sala e prepará-la para sua nova estreia.

Cinema Paradiso

CINEMA PARADISO

Nuovo Cinema Paradiso, Itália/França, 1988
De Giuseppe Tornatore
Com Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Marco Leonardi

SITE OFICIAL

Salvatore, um cineasta bem-sucedido que vive em Roma, recebe um telefonema avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia. Na companhia a Alfredo, o projecionista, Totó aprendeu a amar o cinema.

  • Festival de Cannes 89 – Grande Prêmio do Júri
  • Prêmio do Cinema Europeu – Melhor Ator (Philippe Noiret) e Prêmio Especial do Juri
  • David di Donatello 89 – Melhor Música (Ennio Morricone)
  • Oscar 90 – Melhor Filme Estrangeiro
  • Globo de Ouro 90 – Melhor Filme Estrangeiro
  • BAFTA 91 – Melhor Ator (Philippe Noiret), Melhor Ator Coadjuvante (Salvatore Cascio), Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original

A dama do Cine Shanghai

A DAMA DO CINE SHANGHAI

Brasil, 1987
De Guilherme de Almeida Prado
Com Maitê Proença, Antônio Fagundes, Paulo Villaça, José Lewgoy

Numa noite de verão, Lucas, um corretor de imóveis, entra num velho cinema do centro de São Paulo. Na sala escura, conhece Suzana, muito parecida com a atriz do filme policial. O encontro desencadeia uma série de acontecimentos que envolvem Lucas numa aventura cheia de intrigas e suspense. Sedutora e misteriosa, Suzana é casada com Desdino, a primeira de muitas incógnitas que irão aparecer no caminho de Lucas. Acusado injustamente de um assassinato, ele procura o autor do crime para livrar-se da polícia, mas as pistas o levam a Suzana e Desdino.

  • Festival de Gramado 88 – Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Cenografia e Prêmio da Crítica

La oveja negra

LA OVEJA NEGRA

Venezuela, 1987
De Román Chalbaud
Com Javier Zapata, Eva Blanco, Arturo Calderón , Zamira Segura, Carlos Montilla

Um grupo de criminosos e marginais vive dentro de um cinema abandonado, em uma sociedade utópica em que dignidade e solidariedade são muito valorizadas. Seus líderes são La Nigua e o Brujo Esotérico. Evelio foi criado no cinema e ali conhece Sagrario, recém-chegada. Tempos depois chega Jairo, um policial, causando pânico na comunidade, mas não está à procura de criminosos, apenas de sua esposa, Sagrario, que o deixou. Um complicado triângulo se forma entre Evelio, Sagrario e seu marido, culminando com uma gravidez em que ninguém sabe quem é o pai.

Matine

MATINEE – UMA SESSÃO MUITO LOUCA

Matinee, EUA, 1993
De Joe Dante
Com John Goodman, Cathy Moriarty, Simon Fenton

Key West, uma pequena cidade da Flórida, em plena Crise dos Mísseis de 1962, quando a população americana entrou em pânico com a possibilidade de um bombardeio nuclear vindo de Cuba. O produtor Lawrence Woosley tenta tirar proveito da situação, convencendo um grande exibidor de filmes a lançar em grande circuito sua mais recente criação, sobre um homem que sofreu uma incrível mutação genética e se transforma em uma gigantesca formiga.

rosa purpura

A ROSA PÚRPURA DO CAIRO

The Purple Rose of Cairo, EUA, 1985
De Woody Allen
Com Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello

Durante a Grande Depressão, uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado e que só sabe ser violento e grosseiro, costuma fugir da realidade assistindo sessões seguidas de seus filmes prediletos. Ao assistir pela quinta vez o filme “A Rosa Púrpura do Cairo”, ela tem uma grande surpresa quando vê o herói sair da tela e lhe oferecer uma nova vida.

  • Festival de Cannes 85 – Prêmio da Crítica
  • Globo de Ouro 86 – Melhor Roteiro
  • BAFTA 86 – Melhor Filme e Melhor Roteiro Original
  • Cesar 86 – Melhor Filme Estrangeiro

Serbis

SERBIS

Serbis, Filipinas/França/Coreia do Sul/Hong Kong, 2008
De Brillante Mendoza
Com Gina Pareño, Coco Martin, Jaclyn Jose, Julio Diaz

A família Pineda dirige e habita um cinema decadente, que apresenta antigos filmes pornôs em sessões duplas. Enquanto os membros da família se ocupam das atividades do dia-a-dia, temos uma visão de como sofrem e lidam com os pecados e os vícios uns dos outros. Preocupados com seus demônios pessoais, a família nem se dá conta que dentro do cinema outro tipo de negócio ocorre entre prostitutas e clientes.

Sherlock

SHERLOCK JR.

EUA, 1924
De Buster Keaton
Com Buster Keaton, Kathryn McGuire, Joe Keaton

Um projecionista está estudando para ser detetive. Ele está apaixonado por uma jovem e a pede em casamento. Seu rival rouba o relógio do pai dela e o incrimina. O jovem projecionista, desapontado, retorna ao seu trabalho e, enquanto projeta um filme, sonha em ser o detetive da história.

Splendor

SPLENDOR

Itália/França, 1989
De Ettore Scola
Com Marcello Mastroianni, Massimo Troisi, Marina Vlady

Dono de cinema em cidade do interior da Itália conhece o sucesso e posteriormente acompanha com nostalgia o declínio de seu negócio. Recebe uma proposta para vender a sala para outro ramo de negócio, o que talvez seja a solução para pagar suas dívidas, embora seja o fim de seus sonhos.

ultimo grande heroi

O ÚLTIMO GRANDE HERÓI

Last Action Hero, EUA, 1993
De John McTiernan
Com Arnold Schwarzenegger, F. Murray Abraham, Danny Madigan

O garoto Danny Madigan, fã incondicional do personagem Jack Slater, ganha um ingresso de cinema mágico, que faz com que entre no novo filme de Slater e passe por aventuras num mundo maluco. Porém, há um problema: o mesmo ingresso faz com que os vilões do filme saiam para o mundo real. Slater vem atrás deles, passa por vários apuros e acaba encontrando o ator que o interpreta, Arnold Schwarzenegger.

ultima sessao de cinema

A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA

The Last Picture Show, EUA, 1971
De Peter Bogdanovich
Com Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd

  • Oscar 72 – Melhor Atriz Coadjuvante (Cloris Leachman) e Ator Coadjuvante (Ben Johnson)
  • BAFTA 73 – Melhor Roteiro, Atriz Coadjuvante (Cloris Leachman) e Ator Coadjuvante (Ben Johnson)
  • Globo de Ouro 72 – Melhor Ator Coadjuvante (Ben Johnson)

Dois adolescentes passam seus dias bebendo e namorando em uma pequena cidade do Texas no início da década de 50. Eles têm como diversão apenas uma sessão de cinema na única sala de exibição da cidade, além da iniciação sexual. Só que os dois se apaixonam pela mesma moça e a amizade entre eles sofre um grande abalo.

A vida util

A VIDA ÚTIL – UM CONTO DE CINEMA

La vida útil, Uruguai/Espanha, 2010
De Federico Veiroj
Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril, Paola Venditto

Jorge tem 45 anos e ainda vive com seus pais. Nos últimos 25 anos trabalhou no departamento de arquivos da Cinemateca de Montevideo, montando a programação de filmes, dando suporte técnico e ainda comandando um programa de cinema no rádio. Com a queda de público a Cinemateca fecha e Jorge perde o emprego, tendo que se adaptar a uma nova realidade.


Skip to content