O povo nas ruas

Impossível, nesse momento, não lembrar de cenas e filmes impactantes envolvendo manifestações populares. Protestos, revoluções, batalhas, fazem parte de uma infinidade de obras que retratam vários períodos da história da humanidade.

Abaixo, uma pequena amostra desse universo de filmes que falam da força (nem sempre positiva) da coletividade.

Alexandria

ALEXANDRIA

Agora, Espanha, 2009
De Alejandro Amenábar
Com Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac

Sob o domínio Romano, a cidade de Alexandria é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda história antiga. Judeus e Cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa da cidade. Entre o conflito, a brilhante astrônoma Hypatia lidera um grupo de discípulos que luta para preservar a biblioteca de Alexandria.

Batalha de Argel

A BATALHA DE ARGEL

La battaglia di Algeri, Itália/Argélia, 1966
de Gillo Pontecorvo
com Brahim Hadjadj, Jean Martin, Yacef Saadi

• Festival de Veneza 66 – Leão de Ouro e Prêmio da Crítica

O filme aborda eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, no período de 1954 a 57, mostrando como agiam os dois lados do conflito: o exército francês e sua política de eliminação e tortura; a Frente de Libertação Nacional e suas técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo. Marco na história do cinema político pela eletrizante narrativa e pela mistura de documentário e ficção.

Batalha de Seattle

A BATALHA DE SEATTLE

Battle in Seattle, Canadá/EUA/Ale, 2007
De Stuart Townsend
Com André Benjamin, Jennifer Carpenter, Woody Harrelson

1999. Dezenas de milhares de pessoas vão às ruas de Seattle, em protesto contra a Organização Mundial de Comércio. De início o protesto era pacífico, pedindo o fim das conferências da OMC, mas logo se tornou um motim. O resultado foi a classificação de estado de sítio, que fez com que o Departamento de Polícia e a Guarda Nacional adotassem uma postura de combate aos manifestantes.

Depois de maio

DEPOIS DE MAIO

Après mai, França, 2012
De Olivier Assayas
Com Clément Métayer, Lola Creton

• Festival de Veneza 2012 – Melhor Roteiro

Região de Paris, início da década de 1970. Gilles é um jovem estudante imerso na atmosfera criativa e política da época. Como os seus colegas, ele está dividido entre o investimento radical na luta política e a realização de desejos pessoais. Entre descobertas amorosas e artísticas, sua busca o leva à Itália e ao Reino Unido, onde ele deverá tomar decisões essenciais ao resto de sua vida.

Domingo sangrento

DOMINGO SANGRENTO

Bloody Sunday, Ingleterra/Irlanda, 2002
de Paul Greengrass

• Festival de Berlim 2002 – Urso de Ouro e Prêmio do Juri Ecumênico
• Festival Internacional do Rio de Janeiro 2002 – Prêmio da Crítica – Melhor Filme Europeu
• Festival Sundance – Prêmio do Público

30 de janeiro de 1972: em Derry, Irlanda do Norte, cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos matam 13 pessoas desarmadas. Conhecido como Domingo Sangrento, esse episódio marca o começo do conflito que transformou-se em guerra civil. O filme acompanha, em estilo seco e realista, a vida de quatro homens envolvidos no conflito.

Doutor Jivago

DR. JIVAGO

Doctor Zhivago, EUA/Itália, 1965
De David Lean
Com Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin

• Oscar 66 – Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Arte – A Cores, Fotografia – A Cores, Figurino – A Cores e Trilha Sonora
• Globo de Ouro 66 – Melhor Filme – Drama, Diretor, Ator – Drama (Omar Sharif), Roteiro e Trilha Sonora

Baseado na obra de Boris Pasternak, o filme é ambientado antes e durante a Revolução Bolchevique na Rússia. Centrada na história do doutor Yury Zhivago, sua esposa Tonya e Lara, o grande amor de sua vida, a narrativa se desdobra através das interferências que a Revolução provoca na vida dos protagonistas.

Eles não usam blacktie

ELES NÃO USAM BLACK-TIE

Brasil, 1981
De Leon Hirszman
Com Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes

• Festival de Havana 81 – Grand Coral – Primeiro Prêmio
• Festival de Veneza 81 – Grande Prêmio Especial do Juri e Prêmio da Crítica

Em São Paulo, o jovem operário Tião decide se casar ao saber que sua namorada está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Encouraçado Potemkim

O ENCOURAÇADO POTEMKIN

Bronenosets Potyomkin, União Soviética, 1925
De Sergei M. Eisenstein
Com Aleksandr Antonov, Vladimir Barsky, Grigori Aleksandrov

Considerado um marco na montagem cinematográfica, O Encouraçado Potemkin parte de um fato histórico ocorrido em 1905 – a rebelião de marinheiros do navio de guerra Potemkin – para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo das revoluções populares.

Homem de ferro

O HOMEM DE FERRO

Czlowiek z zelaza, Polônia, 1981
De Andrzej Wajda
Com Jerzy Radziwilowicz, Krystyna Janda, Marian Opanian

• Festival de Cannes 81 – Palma de Ouro o Prêmio do Júri Ecumênico

Varsóvia, 1980. O Partido Comunista envia Winkel, um repórter alcoólatra, a Gdansk para investigar as greves dos trabalhadores portuários. Um dos principais líderes do movimento é o jovem Maciej Tomczyk, cujo pai foi morto durante os protestos de 1970. Infiltrado, Winkel consegue entrevistar os que estão ao redor de Tomczyk, incluindo sua companheira, Agnieszka. O jornalista acaba se deparando com uma realidade diferente da que imaginava, o que muda completamente sua visão do regime comunista e do próprio Tomczyk.

Machuca

MACHUCA

Machuca, Chile/Esp/Ing/Fra, 2004
De Andrés Wood
Com Matías Quer, Ariel Mateluna, Manuela Martelli

• Festival de Havana 2005 – Melhor Fotografia

Chile, 1973. Inspirado no governo de Salvador Allende, o diretor do Colégio Saint Patrick abre as portas para alunos pobres. Gonzalo, de uma família de classe alta, e Pedro Machuca, deslocado em meio aos antigos alunos, se tornam amigos. Suas vidas são afetadas pelo enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet, com passeatas em defesa do governo, em defesa do socialismo, e outras, organizadas pela direita nacionalista que quer retomar o poder.

Malcolm X

MALCOLM X

Malcolm X, EUA/Japão, 1992
De Spike Lee
Com Denzel Washington, Albert Hall, Angela Bassett

• Festival de Berlim 93 – Melhor Ator

Malcolm X foi uma das figuras políticas mais carismáticas da história recente dos Estados Unidos. Sua mensagem política sobre as relações raciais mudou para sempre a sociedade americana e abalou a consciência política daquele país. Esta é a história de um homem negro numa sociedade onde muitos negros não podiam votar, andar nos lugares da frente nos transportes públicos, ir a uma escola de brancos. A história das suas esperanças, dos seus sonhos, da sua luta e dos tumultos raciais dos anos 50 e 60.

Milk

MILK – A VOZ DA IGUALDADE

Milk, EUA, 2008
De Gus Van Sant
Com Sean Penn, James Franco, Emile Hirsch

• Oscar 2009 – Melhor Ator e Roteiro Original

Cansado de se esconder, Harvey Milk abandona o seu bem remunerado emprego em Wall Street e decide sair do armário, mudando-se para São Francisco com o seu companheiro. Na comunidade colorida de Castro, pequenas vitórias conduzem a outras maiores e Milk, ao falar abertamente por aquela maioria silenciosa, acaba por ser o primeiro politico homossexual a ganhar as eleições.

Miseráveis

OS MISERÁVEIS

Les Misérables, EUA/Inglaterra, 2012
De Tom Hooper
Com Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway

• Oscar 2013 – Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Maquiagem e Mixagem de Som
• BAFTA 2013 – Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Maquiagem, Direção de Arte e Som
• Globo de Ouro 2013 – Melhor Filme (musical ou comédia), Ator (Hugh Jackman) e Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway)

Adaptação do musical da Broadway, por sua vez inspirado na obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir, ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert.

No

NO

No, Chile/EUA/Fra/Mex, 2012
De Pablo Larraín
Com Gael García Bernal, Alfredo Castro, Luis Gnecco

• Festival Internacional de São Paulo – Prêmio do Público / Melhor Filme Estrangeiro

Em 1988, o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão.

Occupy

OCCUPY – THE MOVIE

Occupy – The Movie, Canadá/EUA, 2013
De Corey Ogilvie

Documentário que acompanhou as manifestações do movimento Occupy Wall Street, que mais tarde se espalharam por dezenas de cidades nos Estados Unidos e pelo mundo, e tinham como alvo a parcela mais rica da população.

Sonhadores

OS SONHADORES

The Dreamers, Inglaterra/Fra/Ita, 2003
De Bernardo Bertolucci
Com Louis Garrel, Michael Pitt, Eva Green

Em meio ao turbulento palco politico da França na Primavera de 1968, três estudantes se veem atraídos por sua paixão pelo cinema… e uns pelos outros! Enquanto seus pais estão de férias, os gêmeos Isabelle e Theo convidam o aluno americano de intercâmbio Matthew para ficar com eles. Assim começa uma intensa e erótica viagem de descoberta sexual e desejo, onde nada é proibido e tudo é possível.

Terra e liberdade

TERRA E LIBERDADE

Land and Freedom, Inglaterra/Ale/Esp/Ita, 1995
De Ken Loach
Com Ian Hart, Rosana Pastor

• Festival de Cannes 95 – Prêmio da Crítica e Prêmio do Juri Ecumênico
• Prêmio do Cinema Europeu 95 – Melhor Filme
• César 96 – Melhor Filme Estrangeiro

Em 1936, jovem inglês desempregado abandona Liverpool para lutar contra os fascistas na Guerra Civil espanhola. Junta-se ao contingente internacional da Milícia Republicana, em Aragon, e mais tarde se desentende com seus companheiros do Partido Comunista.

Terra em transe

TERRA EM TRANSE

Brasil, 1967
De Glauber Rocha
Com Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy

• Festival de Cannes 67 – Prêmio da Crítica
• Festival de Locarno 67 – Grande Prêmio

Em Eldorado – país imaginário – o poeta Paulo Martins, à beira da morte, rememora sua participação em lutas políticas. Dividido entre dois aspirantes ao poder, o poeta agoniza sem conseguir solucionar as contradições de Eldorado e as suas. O filme pode ser lido como uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, na medida em que metaforiza em seus personagens diferentes tendências políticas presentes no Brasil da época.

V de vingança

V DE VINGANÇA

V for Vendetta, EUA/Ing/Ale, 2005
De James McTeigue
Com Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea

Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond. Ela é salva por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V, extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel de salvador para trazer liberdade e justiça ao país.

Z

Z

Z, França/Argélia, 1969
De Costa-Gavras
Com Yves Montand, Irene Papas, Jean-Louis Trintignant

• Cannes 69 – Melhor Ator e Prêmio do Juri (Costa-Gavras)
• Oscar 70 – Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Montagem

O filme aborda o caso Lambrakis, na Grécia no início da década de 60, que envolveu o assassinato de um político liberal cometido como se fosse um acidente. Em cenário político tenso, o deputado, um dos líderes da oposição esquerdista, organiza juntamente com correligionários uma reunião pela paz e contra a permissão de instalação de mísseis americanos em território grego. A investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército. O filme chegou a ser proibido pela Ditadura Militar no Brasil.

Skip to content